Qual é a melhor estrutura para rótulos de produtos de higiene e limpeza?

Na hora de escolher os aspectos do rótulo, alguns quesitos importantes precisam ser levados em conta. Entenda mais no texto de hoje.

Quando o assunto é rótulo para produtos de higiene e limpeza, os substratos fílmicos mostram-se altamente indicados para a função. Com aspecto visual sofisticado e ótimo desempenho técnico, inclusive em termos de proteção contra a ação de umidade e de diversas substâncias, as artes impressas em frontais fílmicas asseguram, durante todo o ciclo de vida daquela embalagem, a integridade das informações direcionadas aos consumidores, e mantêm a boa apresentação da embalagem.

Mas nem todo filme é igual. Há aspectos que devem ser considerados durante o processo de desenvolvimento, e que precisam ser incorporados às fichas de especificação de embalagem – assim como o próprio adesivo, que deve ser escolhido com base nas condições nas quais o produto será exposto, desde as linhas de envase, até o momento do descarte. Confira aqui os tipos de adesivos e suas tecnologias por trás da estrutura

No caso dos frontais, as opções vão desde filmes de BOPP, rígidos, a filmes totalmente conformáveis, produzidos com PE. Entre essas duas alternativas, existem outros itens, como os filmes semiflexíveis Global Coex e Global MDO, que fornecem equilíbrio entre rigidez e conformabilidade, atendendo às aplicações mais desafiadoras. Em todos os casos, o objetivo é um só: entregar rótulos com grande apelo estético, sem comprometer a produtividade das linhas, alinhados com o tipo de embalagem primária utilizado pelo produto, inclusive no que se refere à etapa pós-consumo.

Apesar do bom desempenho dos filmes nesse segmento, há situações em que os substratos de papel também são plenamente recomendáveis, por transmitirem experiências visuais e até táteis que podem estar alinhadas com as solicitações da área de marketing. Em outras palavras, a escolha da estrutura adequada está sujeita a inúmeras variáveis, e todas elas precisam ser avaliadas no projeto. A equipe da Avery Dennison está preparada para auxiliar fabricantes de bens de consumo de diferentes portes a escolher, testar e homologar os substratos mais adequados a cada aplicação de seus portfólios. Consulte nossos especialistas.

Graças às novas exigências nos hábitos de consumo, mas a depender também do desempenho geral da economia, da velocidade da vacinação em curso e do controle da Covid-19  no país, a Abipla acredita que as vendas do setor de limpeza e home care devem seguir crescendo ao longo de 2021 e fechar o ano 3% acima do patamar de 2020. 

Mesmo que o mercado nacional já se destacasse globalmente nos quesitos limpeza doméstica e profissional, figurando entre os maiores do mundo com a pandemia, o brasileiro tornou-se, enfim, segundo os analistas da área, consistentemente mais alerta para os riscos de contaminação e preocupado em manter estrita higiene nos ambientes onde vive.

É nesse ponto que, como já levantado acima, o uso inteligente da embalagem pode fazer toda a diferença, em um momento em que as áreas de exposição, tanto nos espaços físicos como virtuais de vendas, aumentam em tamanho, variedade de itens e destaque nas ofertas, aparência, conteúdo e preço precisam estar muito bem afinados para se impor no mercado. Na busca por soluções de higiene eficientes, estes formam um segmento ávido por informação e, por conseguinte, ainda mais atento aos rótulos, o que reforça a importância das estratégias competitivas baseadas em sua boa apresentação nas prateleiras.

Esse contexto é propício para que se avaliem os benefícios da opção pelos rótulos autoadesivos, que têm capacidade para receber variados tipos de impressão e acabamento, proporcionando resultados visuais mais atraentes. Não se trata aqui apenas de cálculos baseados em projeções de vendas, esperados com o ganho estético que os autoadesivos proporcionam, quando comparados com a decoração direta das embalagens, ou mesmo com outros tipos de decoração. Vale considerar, cuidadosamente, por exemplo, os ganhos de eficiência com o uso desse tipo de tecnologia, como os gerados pela maior velocidade de aplicação no momento da rotulagem. 

Olhando-se para todo o sistema de embalagem, o Custo Total Aplicado pode se revelar mais baixo que o de uma linha que adote alternativas de rotulagem, unitariamente, mais baratas, mas menos eficientes ao fim do processo. Não à toa, em todo o mundo o avanço dos rótulos autoadesivos se dá em substituição a processos de decoração menos sofisticados, como o feito com rótulos de papel com cola.

Há de fato toda uma variedade de parâmetros a ser levados em conta na elaboração de estratégias competitivas futuras. O próprio campo do design deve ser analisado para além de questões formais, meramente estéticas, e alcançar o nível mais amplo da eficiência sistêmica, não só em termos da produção concreta em fábrica, como também de resultados oferecidos ao usuário. É o tipo de visão necessária, por exemplo, para que se avaliem as alternativas de forma holística, e não pontual – raciocínio que está por trás da já mencionada análise do Custo Total Aplicado, em vez do olhar para o custo unitário.

Esse enfoque pelo “olhar do design”, por assim dizer, é muito amplo e pode ser um enorme aliado na busca por competitividade. As formulações de produtos de higienização e o design das embalagens que os carregam admitem ser analisadas como um “desenho” multidisciplinar dinâmico, repleto de inteligência aplicada à otimização da experiência do usuário. É importante retomar também as tendências que já se evidenciavam no setor, antes da pandemia. A partir de 2017, segundo a observação de analistas da Abipla, o mercado passou por importantes mudanças ligadas a aperfeiçoamentos tecnológicos, e produtos mais caros de multiuso já vinham aumentando suas participações na cesta dos consumidores.

É claro que daqui por diante aqueles mais populares, que lideram as presentes altas nas vendas (álcool para limpeza, desinfetantes e águas sanitárias), devem continuar crescendo na frente. Mas, de acordo com as análises da associação, também o interesse pelos itens mais tecnológicos e sofisticados, que vinha se consolidando, deve seguir evoluindo. Entre as próximas apostas da Abipla estão o aumento na demanda e na oferta de itens perfumados, sabões hipoalergênicos com enzimas para limpeza e tratamento de tecidos, além de bactericidas de alto valor agregado.

Nesse cenário, novamente os rótulos autoadesivos tornam-se grandes aliados dos brand owners. As embalagens exercem papel importante no convencimento dos consumidores, ajudando a balança a pender para um lado ou outro no processo de decisão de compra. Não menos importante é a necessidade de que se transmitam, naqueles poucos centímetros quadrados disponíveis para comunicação nas embalagens, os conceitos elaborados da marca, cuidadosamente desenvolvidos pelos departamentos de marketing.

Por fim, também, como já abordado acima, recai sobre os rótulos a responsabilidade de instruir e orientar o consumidor sobre as formas adequadas de uso – função que, cada vez mais, conta com a ajuda da tecnologia, com uma abundância de recursos capazes de integrar o mundo físico com o digital, criando experiências sofisticadas. 

A Avery Dennison monitora, continuamente, as tendências do varejo para oferecer aos brand owners soluções de alta tecnologia materializadas em etiquetas inteligentes, que visam reduzir os pontos de fricção no processo de compra. Clique aqui para conhecer algumas dessas soluções.

Trata-se também de um campo que, diante das mais variadas opções de escolha aos consumidores, incorpora a questão cada vez mais decisiva da sustentabilidade socioambiental de produtos e suas embalagens. A régua para toda a categoria já foi colocada alguns degraus acima. Aqui, também, o advento da pandemia da Covid-19 até pode ser considerado como uma influência, no sentido em que promoveu maior conscientização dos indivíduos em geral para o bem comum. 

Mas muito antes dela, a possível iminência de uma crise planetária causada por nossa civilização tecnológica, ainda que relativizada ou negada por muitos, já vinha influindo decisivamente nas decisões de um largo segmento de consumidores dispostos a encarar os dilemas do futuro.

Segundo a Abipla, lançamentos de produtos e embalagens mais sustentáveis devem marcar os próximos anos, sendo que muitas fábricas já se preocupam em ter operações e embalagens com menor impacto ambiental.  Nesse ponto, também os rótulos autoadesivos podem dar grande contribuição. 

A Avery Dennison vem colocando esforços – e investimentos – em diferentes frentes. Incluem-se aí tanto as relacionadas com a redução dos impactos de suas próprias linhas , a exemplo de iniciativas  para a recuperação e a reciclagem de liners, como a produção de frontais (o rótulo em si) com matérias-primas oriundas de fontes renováveis ou recicladas. 

É importante notar que rótulos sustentáveis mantêm o mesmo padrão de qualidade visual dos demais, mesmo quando feitos com materiais reciclados.

Considerando-se a mudança de perfil no mercado de higiene e limpeza, mencionada neste documento, o apelo visual das embalagens voltadas a esse segmento tende a aproximar-se, cada vez mais, de itens posicionados em outras categorias, como a de cuidados pessoais. Um bom exemplo é o frasco de álcool em gel, que passou a ser companheiro constante de boa parcela do público, e hoje tem presença garantida em estabelecimentos comerciais, escritórios, áreas comuns de edifícios, entre outros lugares com elevado fluxo de pessoas.

Os produtos de home care podem se aproveitar desse movimento. Embalagens que fazem boa figura, além de encantarem no momento da decisão, também agregam charme aos cenários em que são inseridas. Parece elementar, mas vale uma reflexão mais cuidadosa.

Consumidores exigentes e caprichosos muitas vezes investem seus recursos para decorar da melhor maneira as suas residências. No dia a dia, as embalagens (muitas vezes posicionadas em áreas visíveis) tornam-se, elas mesmas, elementos visuais integrados à decoração do ambiente – função que eleva o aspecto visual da embalagem a um nível de responsabilidade nem sempre considerado.

Para finalizar, é importante reforçar que nem sempre o mais barato na produção é o mais funcional no desempenho final do produto. É claro que preço é um fator considerável num segmento tão disputado quanto o de higiene e home care, mas qualidade, eficiência, praticidade, transparência na informação, sustentabilidade e – por que não? – beleza, também são importantes elementos do valor. 

E, como mostrado acima, a consideração do Custo Total Aplicado permite que se entreguem ótimas apresentações visuais sem necessariamente comprometer o orçamento. Nos projetos de redução de custos, portanto, penalizar a embalagem, que é tão vital no processo de decisão de compra, pode ser contraproducente.

Afinal, como já observou o filósofo suíço radicado na Inglaterra, Alain de Botton, em uma de suas obras, todas as nossas escolhas de objetos “falam” de nossos valores e nos lembram do que somos e gostaríamos de ser. Ninguém se iluda: segundo Botton, quando nos decidimos por comprar uma janela, um sofá ou uma torneira, estamos colocando em ação o mesmo complexo sistema de eleições que usamos para escolher um amigo. Por que não um simples produto de limpeza?

Nesse momento em que as oportunidades se apresentam para os fabricantes de produtos de higiene e limpeza, produtos com proposta de valor bem desenhadas ganham força com o apoio de embalagens adequadas. Para ganhar tempo no desenvolvimento, contar com o conhecimento técnico dos fornecedores é uma estratégia inteligente.

A Avery Dennison dispõe de uma equipe altamente qualificada para apoiar os brand owners nesse processo, ajudando-os não apenas a escolher os materiais mais adequados para os seus rótulos, mas também compartilhando toda a sua experiência global, inclusive na compreensão de nuances do comportamento do consumidor. 

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