Nos últimos anos, o mercado global de frutas, legumes e verduras está passando por mudanças significativas na sua atuação, pautado principalmente pela mudança de hábitos de consumo da população.
Se antes optava-se por fast-foods e snacks processados, hoje a população tem como prioridade o consumo de alimentos mais saudáveis e naturais, mesmo em rotinas mais agitadas.
Com o aumento da procura por informações e, consequentemente, da divulgação de temas relacionados à saúde física e mental, a população começou a se interessar mais pelo que consome, pela origem dos alimentos e pelo impacto deles em sua saúde, optando por itens mais frescos e, sempre que possível, orgânicos.
Tal tendência é um alívio para as instituições governamentais. Mesmo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para um consumo diário de 400g de frutas ou legumes e com o aumento de oferta e demanda por produtos da linha fitness, dados do relatório da OMS de 2021 mostram que uma em cada cinco crianças está obesa ou acima do peso. Também em 2021, uma pesquisa realizada pela The Lancet mostra que houve um aumento de 0.8 milhão de crianças e adolescentes que estão com sobrepeso ou com obesidade.
Para ajudar na redução destes dados e aumentar a conscientização, as instituições públicas e privadas têm promovido eventos ao ar livre e promulgaram normas que alteram as embalagens, facilitando a leitura do quadro dos ingredientes, além de indicar quando o produto tem uma alta taxa de açúcar ou gordura, como no caso da Colômbia, México e Brasil.
Com uma sociedade cada vez mais atenta a essas questões, a busca por informação expandiu-se para além do produto em si. Atualmente, observa-se uma tendência na qual os consumidores não apenas pesquisam sobre o produto que pretendem consumir, mas também buscam informações sobre a rastreabilidade de sua produção, as certificações tanto do produto quanto da empresa, a história corporativa e seu impacto ambiental.
Para seguir essas tendências, a Avery Dennison desenvolveu um portfólio específico para esse mercado. Desde papéis certificados até soluções autoadesivas compostáveis, a empresa atende às diversas necessidades de diferentes mercados, em conformidade com as normas internacionais. Além das soluções autoadesivas compostáveis, o portfólio inclui soluções com adesivos certificados pela FDA, que permitem o contato indireto com alimentos, e pelo programa BioPreffered, que confirma a presença de materiais de base biológica em sua formulação hotmelt.
Conheça mais sobre as soluções de nosso portfólio Sustainable ADvantage em nosso próprio site para enfrentar seus desafios.
Quer saber mais?
Clique aqui para conhecer mais sobre o portfólio de soluções para rótulos alimentícios da Avery Dennison.
Na Avery Dennison temos uma equipe focada em atender os donos de marcas, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem te ajudar a escolher o material ideal para sua aplicação e processo. Convidamos você a entrar em contato com nossa equipe de Vendas, Serviço Técnico, Atendimento ao Cliente e/ou Desenvolvimento de Negócios.