O mercado de agroquímicos é um dos mais exigentes e desafiadores quando se trata de etiquetas e rótulos. No conteúdo abaixo você encontra quais regras deve seguir e qual o melhor autoadesivo para seu tipo de aplicação.
Engana-se quem imagina que o agronegócio é um setor que se resume ao que acontece no campo, e que, portanto, pouco impacta a indústria brasileira. Altamente tecnológico, o segmento responsável pela produção de grãos e proteínas animais já fornece parte da mercadoria processada e embalada, chegando ao varejo e ao atacado tanto no Brasil quanto no exterior. Diante dessa informação, são inúmeras as movimentações que ele faz no comércio, estimulando o consumo de outros produtos – e, por consequência, de embalagens e rótulos.
De ponta a ponta do processo agroindustrial, uma vasta quantidade de insumos exige identificações e informações regulamentadoras rigorosas de uso em seus rótulos ou etiquetas, a fim de oferecer com clareza as instruções de uso, segurança aos trabalhadores que os manuseiam, aos habitantes no entorno das lavouras e aos consumidores. E, naturalmente, na viabilização da rastreabilidade total da cadeia, impedindo falsificações e violações, permitindo o acompanhamento do descarte correto das embalagens pós-consumo.
Para isso, é fundamental a escolha de um material autoadesivo de alta performance para os seus rótulos, pois assim, é possível evitar problemas como falhas de adesão, ilegibilidade de textos, advertências, orientações de uso e descarte, que podem resultar em uma má utilização do produto, colocando em risco não apenas as pessoas envolvidas no processo, mas também a própria eficácia de sua aplicação.
Novidade no mercado.
Como solução dos desafios apresentados pelo mercado, recentemente, apresentamos o Fasson® Semigloss Agro/S2055/ PET23, um material especialmente desenvolvido que garante:
- Legibilidade das informaçõe gravadas;
- Resistência à ação dos agentes atmosféricos, bem como às manipulações usuais;
- Integridade das informações ao longo de todo o ciclo de vida da embalagem, até o momento de seu descarte;
- Compromisso com o meio ambiente ao utilizar frontal papel semibrilho branco certificado FSC® (Forest Stewardship Council);
- Alta performance de adesividade com um frontal que possui baixa resistência ao rasgo, que evidencia qualquer tentativa de violação;
- Resistência a baixas temperaturas
Essa linha também possui liner PET de poliéster transparente com alta resistência à tração e tem excelente adesividade em superfícies de bombonas de polietileno de alta densidade (PEAD), assegurando alta produtividade.
Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e confira nosso Whitepaper completo.
A Avery Dennison dispõe de uma equipe altamente qualificada para apoio nesse processo, ajudando-os não apenas a escolher os materiais mais adequados para os seus rótulos, mas também compartilhando toda a sua experiência global. Consulte nosso time para saber mais e analisar as possibilidades de desenvolvimento mais adequadas às suas necessidades.