O mundo está em uma “virada de chave” histórica. Entenda o que dizem os CEOs, especialistas em design, coachs e consultores da indústria de rótulos e embalagens.
Na era da informação, com o avanço acelerado da transformação digital promovido pela pandemia, pensar nas pessoas se tornou ainda mais essencial. Com foco na construção de uma realidade mais humana, transformadora, tecnológica e em sintonia com o planeta, a Avery Dennison propõe a reconstrução do amanhã juntos, seguindo os conceitos: RePensar, ReSetar, ReGenerar, ReInventar e ReDesenhar. Cada conceito traz uma reflexão sobre uma necessidade, para que seja encontrada uma solução com o objetivo de transformar planos em ações para um futuro que começa agora.
A convite da Avery Dennison, Luis Rasquilha, CEO da Inova, Hernán Braberman, especialista em design de embalagens da Tridimage, e Paula Levy, sócia e coach da consultoria Hugo Levy & Asoc. compartilharam estratégias e tendências que são essenciais para acompanhar as constantes mudanças do mercado. Os especialistas abordaram a importância de uma reflexão sobre novas possibilidades e o potencial de cada um para entregar uma mudança transformadora, seja individualmente ou seja de forma coletiva.
O que nos trouxe até aqui não nos leva para o futuro
Para Luis Rasquilha, CEO da Inova, esse é o momento de trazer “novas lentes” para ver o mundo e os conceitos que impactam a sociedade. “Estamos vivendo na era da informação, em que o recurso estratégico mais importante é o conhecimento. É a primeira vez na história da humanidade que um cliente sabe mais sobre um produto do que o vendedor ou que um paciente sabe mais sobre uma doença do que o médico, porque antes de consultar um profissional, já fez uma pesquisa e teve todas as informações pela internet. Hoje, temos tudo à nossa disposição, à distância de um clique. Isso é um grande desafio para todos nós, porque a era da informação nos obriga a repensar alguns temas. Podemos apontar, entre os mais relevantes, a digitalização, a agilidade, a data e o aprendizado contínuo.”
De acordo com Luis, o mundo está em uma “virada de chave” e, pela primeira vez na história, a tecnologia pode complementar as operações, deixando ao ser humano a capacidade criar, inovar e pensar. “Mais importante do que a tecnologia é a transformação comportamental que ela gerou, por estarmos mais conectados. Isso exige mais agilidade das organizações, ou seja, um equilíbrio entre infraestrutura tecnológica e preparação das pessoas. Precisamos estruturar nossas empresas com as soluções tecnológicas adequadas ao negócio e, ao mesmo tempo, preparar, capacitar, engajar e motivar as pessoas para essa nova realidade. O que faz a diferença é se ajustar, por meio de um processo colaborativo para atender às novas necessidades dos clientes”, reforça Rasquilha.
Como repensar o universo das embalagens
Os designers têm a missão de criar marcas relevantes por meio das embalagens, com cores, mensagens e materiais que causem impacto no consumidor e gerem uma relação com os produtos. “Se o design é feito para as pessoas, precisamos entendê-las, especialmente nesse contexto de mudanças. Cada vez mais, os consumidores esperam das marcas uma consciência com o cuidado físico, mental e ambiental. Temos muitos desafios, mas temos uma oportunidade única de repensar as embalagens, para produzir algo mais sustentável, eficaz, mais útil e mais humano, alavancando o sonho de um futuro melhor”, afirmou Hernán Braberman, especialista em design de embalagens da Tridimage.
Segundo Hernán, existem quatro fatores que afetam o consumo: consciência, experiência, conveniência e o fi-gital (físico e digital). “A cada dia que passa, mais damos atenção ao tipo de produtos que compramos e ao comprometimento das empresas com a nossa saúde e a preservação do meio ambiente. Os consumidores buscam mais informações e esperam que as marcas os ajudem a consumir seus produtos de forma mais sustentável. Para ter conveniência, eles têm se apoiado cada vez mais nos canais digitais, seja em relação à percepção de valor ou seja em relação à facilidade de compra. Além disso, dão muita importância à personalização, a empresas que oferecem os produtos que eles querem e quando querem.”
Hernán ainda destacou que a experiência está mais relacionada a sentir do que a possuir. “Estamos transitando em uma era em que o mundo físico começou a se fundir com o mundo digital. Quando falamos em embalagem, essa conexão está mudando rapidamente, a realidade aumentada ou o mix de conteúdo virtual com o ambiente real vai estar cada dia mais perto. É assim que as empresas podem transformar suas embalagens de um ponto de contato passivo para uma experiência imersiva, colocando o consumidor no centro da história da marca. Essas experiências fi-gitais serão impulsionadas por tecnologias como a internet das coisas, a inteligência artificial, a comunicação por campo de proximidade (NFC) e o blockchain. Como conceito, em vez de o cliente se adaptar ao produto, o produto vai se adaptar ao cliente.”
O crescimento vem da capacidade de errar e aprender
O mindset, ou mentalidade, afeta como respondemos às mudanças e desempenha um papel fundamental nas escolhas que fazemos. De acordo com Paula Levy, sócia e coach da consultoria Hugo Levy & Asoc., o componente humano está por trás de todas as mudanças e esse é o momento de pensar nas ideias, desafiar os processos e sair da zona de conforto. “Sempre nos ensinaram, desde pequenos, a focar nas nossas fraquezas para revertermos e tentarmos melhorar. Em vez disso, deveríamos focar nos nossos pontos fortes, no que temos de melhor e colocar neles nossas energias. Estudos mostram que crianças que são estimuladas a aprender com seus erros têm uma capacidade de crescimento muito maior do que aquelas que pensam apenas em ser bem-sucedidas, em não errar.”
Paula explicou que, diante dessa nova realidade que vivemos, é ainda mais importante pensar em como incentivar as pessoas a buscar o crescimento e se adequar às mudanças. “O caminho é estimular a errar, levantar-se rápido, aprender com cada situação e seguir em frente. Isso nos permite avaliar o que é ameaça e o que é oportunidade. Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. Na mentalidade fixa, a pessoa acredita que o talento é nato, que se nasce com essa característica e não muda. O indivíduo está sempre tentando provar para os outros que é capaz e as mudanças representam uma ameaça. No mindset de crescimento, a pessoa acredita que tem habilidade para mudar e aprender, buscando melhorar para si mesma e não pelos outros. As mudanças representam um desafio e uma oportunidade de desenvolver novas habilidades.”
As empresas que motivam seus colaboradores a pensar e a inovar têm maior capacidade de adaptação às mudanças e, consequentemente, de atender de forma mais eficiente às necessidades de seus clientes e às novas exigências do mercado.
A Avery Dennison tem o intuito de compartilhar conteúdo relevante e envolver empresas e profissionais dos diferentes setores. Durante alguns encontros virtuais, serão apresentados os conceitos que nos ajudam para a construção de um amanhã em harmonia com o que desejamos para nós mesmos e para tudo o que nos cerca.
Fique atento aos webinars da série “Reconstruir o amanhã juntos”:
O próximo webinar com temática “ReSetar” está agendado para 24 de junho. As inscrições serão liberadas em breve.
Para saber mais sobre a nossa nova campanha, acesse:
https://label.averydennison.com/sa/br/home/promotional/great-reset.html
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