Especialistas apontam conexão entre o bem-estar dos colaboradores com a experiência aos clientes. Conheça as estratégias!
Para buscar a verdadeira transformação, é preciso ReSetar e dizer “Olá” para o novo, sem descartar tudo aquilo que foi aprendido. Em nosso segundo webinar da série “Reconstruir o amanhã juntos”, abordamos o tema ReSetar, um dos cinco pilares da nossa nova campanha de comunicação, que inclui RePensar, ReGenerar, ReInventar e ReDesenhar. Durante o evento, no dia 20 de maio, Tatiane Stefan, gerente de RH & Desenvolvimento Organizacional da Avery Dennison, e David Gómez, diretor da Bien Pensado, da Colômbia, comentaram sobre como as empresas podem evoluir e conquistar diferenciação, sem deixar de cuidar das pessoas envolvidas nesse processo.
“Para uma transformação efetiva, é preciso ReSetar nosso mindset, olhar para dentro e refletir para termos a capacidade de mudar. A Avery Dennison reafirma seu compromisso com a melhoria contínua e a busca pela excelência, e um de seus pilares é a diversidade e a inclusão, não apenas respeitando, mas entendendo e valorizando as diferenças. Buscamos esse aperfeiçoamento também por meio do feedback dos nossos clientes, para seguir melhorando de forma colaborativa. Estamos comprometidos com a clareza e a transparência, para gerar valor aos clientes e, consequentemente, a seus consumidores”, destaca Isabela Galli, diretora de Marketing e Vendas da Avery Dennison, na América Latina.
De acordo com Isabela, a inovação contínua é outro importante fator inserido na cultura da companhia. “Além de olhar internamente para nossos processos, pessoas e capacidade de promover inovações no dia a dia, olhamos para o mercado, para nossos clientes, a fim de oferecer soluções que possibilitem ampliar seus negócios. Não está fácil prever o que vem pela frente, toda a cadeia de suprimentos vem sofrendo impactos nos últimos tempos. Mas, nosso principal objetivo é seguir atendendo às demandas da indústria com o máximo zelo e agilidade e, assim, gerar valor aos nossos parceiros.”
Autorreflexão: “é preciso parar e ReSetar o nosso sistema”
Para Tatiane Stefan, gerente de RH & Desenvolvimento Organizacional da Avery Dennison, o processo de ReSetar começa com uma autorreflexão. “As emoções são estímulos ambientais que despertam nossos sentimentos e refletem no corpo de forma física. A maneira como reagimos, seja com gentileza ou agressividade, depende do nosso estado emocional naquele momento e isso afeta diretamente a nossa saúde. Então, como lidar com as emoções de forma mais saudável e positiva? A resposta é fazer uma autorreflexão, pensar em como estamos reagindo às emoções, parar e ReSetar o nosso sistema.”
De acordo com o professor e psicólogo Tal Ben-Shahar, o problema não é o estresse, mas a falta de recuperação. “As pausas são necessárias em todas as áreas e atividades, para manter o equilíbrio físico e mental. Se você faz exercícios físicos, precisa de um período de descanso para que os músculos se recuperem, caso contrário, vai haver uma sobrecarga e, consequentemente, uma lesão. Quando nos referimos ao desgaste mental, ocorre o mesmo. Estudos mostram que as pessoas que participam de reuniões consecutivas, sem pausa, têm um nível muito mais elevado de estresse do que aquelas que fazem um pequeno intervalo entre os compromissos”, complementa Tatiane.
ReSetar para se adaptar
David Gómez, diretor da Bien Pensado, empresa de consultoria da Colômbia, destaca que, para se adaptar às mudanças, é necessário ReSetar e repensar alguns pontos principais dentro do negócio. “O primeiro fator é a proposta de valor, que vai muito além do produto que oferecemos ao cliente. São muitos os elementos que formam o valor agregado de um produto, como o tipo de atendimento que ele recebe, em todas as áreas envolvidas. Todas as pessoas que fazem parte da empresa estão diretamente ligadas a essa formação de valor. Por isso, devemos pensar nas expectativas de nossos clientes e sermos inovadores para nos diferenciarmos no mercado.”
O segundo fator é a estratégia comercial, a forma como a empresa trabalha com seus clientes. “Consiste em mostrar ao consumidor o seu diferencial para que ele opte pelo seu produto, pelo valor agregado, e por ter um preço inferior. É preciso ReSetar a estratégia e redefini-la com base em três questões. A primeira é ‘o que vender’, analisando os produtos e definindo o portfólio. A segunda é ‘a quem vender’, entendendo as novas necessidades do consumidor. E a terceira questão é ‘como vender’, estabelecendo canais e ofertas. A pandemia abriu muitas possibilidades de transformação, mas é preciso estar disposto a mudar.”
Para finalizar, David destaca o terceiro fator a ser repensado: a experiência do cliente. “Isso significa como servimos, como maravilhamos o nosso cliente. A experiência é uma somatória de todas as interações com a empresa, envolve todas as áreas da companhia. O principal conceito é o ‘customer centric’, ou seja, o cliente como o centro de todas as ações, ele deve ser o foco de todos os departamentos. A pandemia transformou a relação e a interação com os consumidores, sem o contato físico, mas ampliou a conectividade. Hoje, estamos todos conectados, mesmo que virtualmente, e isso abriu novos canais para nos aproximarmos e oferecermos experiências positivas para o nosso público.”
Nosso próximo webinar abordará o conceito ReInventar e está agendado para 24 de junho. A invenção é um evento contínuo, que vai muito além de criar algo novo. É propor novas formas de mostrar, fazer e resolver. É trazer novas possibilidades para aquilo que já é conhecido. As inscrições serão abertas em breve!
Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.
Gostaria de conversar com um de nossos especialistas? Clique aqui.