Tudo o que fazemos agora é parte do futuro

Por Ronaldo Mello, vice-presidente & General Manager Avery Dennison Latin America.

Todos nós acompanhamos, diariamente, os problemas causados no meio ambiente após décadas e décadas de industrialização. No mundo, dois bilhões de toneladas de resíduos são gerados a cada ano, segundo o World Bank. Da perspectiva do consumidor, as embalagens se tornaram uma representação visível do impacto da humanidade no planeta. 

Na Avery Dennison, a sustentabilidade é um valor fundamental. Está embutido em nosso design de produto, operações e cultura e nas decisões que tomamos todos os dias.  Trata-se de pensar em regenerar, reparar o dano causado no passado e como impactar positivamente o futuro! Com isso em mente, recentemente renovamos nosso compromisso com a sustentabilidade para atuar em três grandes frentes:

– Oferecer inovações que promovam a economia circular

– Reduzir o impacto ambiental causado nas operações e na cadeia de suprimentos

– Atuar como um força para o bem, criando valor para todos os stakeholders 

Os novos objetivos se alinham com os desafios ambientais mais urgentes do mundo e nos dão alvos mais altos para atingir; exigem que todos nós elevemos a barra de nossas ações para poder alcançá-los. 

Resolver problemas aparentemente impossíveis, construindo um caminho colaborativo entre parceiros, clientes, usuários finais e fornecedores – está no centro de nossos esforços. Buscamos somar nossas forças e colaborar por soluções pensadas nas necessidades do mundo, nos anseios do mercado e da sociedade em geral.

Essa abordagem é crucial para a redução de resíduos, por exemplo, que requer um esforço conjunto entre todos os elos da cadeia. Nenhuma entidade será capaz de resolver o problema por conta própria, então é necessário colaborar com toda a  indústria para impulsionar uma mudança sistêmica. Por isso, em 2019, criamos o programa AD Circular no Brasil, que conecta toda a cadeia, de uma ponta a outra, unindo marcas e recicladores para encontrar novas soluções e dar nova vida a resíduos autoadesivos. Esses materiais representam mais de 80% dos resíduos gerados em toda a cadeia de produção de rótulos e etiquetas autoadesivas. 

O programa nos permite reciclar e transformar resíduos de liner papel, PET e esqueleto filme em produtos como papel toalha e outros itens plásticos, que possam ser reaproveitados na própria cadeia. E tudo isso só é possível com o auxílio de empresas parceiras que acreditam nesses objetivos e valores. Consideramos a economia circular uma solução para a redução do descarte de resíduos, viabilizando novos ciclos de vida para os produtos e todos podem contribuir. Em breve, expandiremos o AD Circular ao México.  

 

Desenvolvimentos de sustentabilidade notáveis estão acontecendo em nosso portfólio que permitem aos nossos clientes reduzir sua pegada ambiental, satisfazer a demanda do consumidor e aumentar a reciclabilidade, além de responder com eficácia às regulamentações governamentais. As soluções incluem materiais que facilitam o processo de reciclagem, como o Clean Flake. O produto conta com um adesivo inovador que garante a separação dos flakes de embalagens PET, sem contaminação durante o processo de reciclagem, permitindo que as embalagens tenham uma vida nova, inclusive na indústria de alimentos (conceito bottle to bottle). 

 

Os produtos provenientes de fontes responsáveis, com menor peso ou espessura de componentes e as opções com conteúdo reciclado, completam o nosso portfólio. Entre estes materiais, destacamos o liner PET, composto por 30% de resíduos provenientes de garrafas PET, que será lançado em breve no Brasil. Outros lançamentos estão por vir! Sempre com foco em sustentabilidade, inovação e sem comprometimento de performance em conversão, rotulagem ou uso final pelo consumidor.

Na Avery Dennison, estamos tentando assumir a responsabilidade como empresa, não apenas ajustando constantemente nossas metas, mas indo além da sustentabilidade. Acreditamos que sustentar significa ficar parado, mas isso não é suficiente. Precisamos restaurar e evoluir. E é por isso que buscamos regenerar! 

Estou otimista com  o potencial da ciência dos materiais para gerar movimentos sistêmicos e impulsionar mudanças verdadeiramente transformadoras na trajetória de construção de um novo amanhã. Acredito que um futuro melhor é possível e, juntos, faremos isso acontecer.

Converse com um de nossos especialistas. Clique aqui.

INSCRIÇÃO