Não é novidade que o varejo tem passado por transformações: cada vez mais podemos notar pontos de vendas com maior variedade e oferta de produtos e, consequentemente, deixando o mercado mais competitivo. As estratégias de diferenciação de marca são, portanto, essenciais nesse contexto. E quando o assunto é chamar a atenção dos consumidores, os rótulos desempenham um papel essencial, já que provocam estímulos sensoriais e impactam a decisão de compra, mesmo que de forma inconsciente. Abordaremos neste post, a capacidade do rótulo holográfico de conquistar os consumidores nas gôndolas, diferenciando as marcas e acelerando vendas.
As marcas, a fim de fidelizar clientes, devem atender às necessidades, expectativas e desejos dos consumidores. Mas e quando se trata de uma primeira compra? Um estudo revela que, dentre os 5 sentidos humanos, a decisão de compra se dá 83% pela visão*, o que mostra o quão importante é a diferenciação visual, como exemplo o rótulo holográfico, de um produto frente às demais alternativas disponíveis em gôndola.
E aqui também entra um fato interessante: o tempo destinado às compras. O estilo de vida dos consumidores também é um fato relevante a ser levado em consideração para a aplicação de um rótulo holográfico. Com a correria do dia a dia, os consumidores têm menos tempo para as compras e, consequentemente, para a escolha dos produtos. Um consumidor demora em média 2,5 segundos para decidir entre dois produtos no ponto de venda**, o que comprova que, se este não for atrativo, nem mesmo terá chance de ir para o carrinho e mostrar sua qualidade.
Vimos, portanto, que os estímulos sensoriais podem influenciar de forma inconsciente o emocional do consumidor e podem, inclusive, impactar o seu comportamento de compra no ponto de venda. É preciso chamar atenção, conquistar o consumidor, fazê-lo optar pelo produto e, por fim, fidelizar o cliente. A embalagem e o rótulo holográfico tem um papel fundamental nesse quesito, já que é um dos elementos mais importantes quando se trata de promover o produto no ponto de venda.
Em uma nova geração de rótulos, o efeito do rótulo holográfico é naturalmente cativante e “Shelf-stopper”, possuindo grande visibilidade nas prateleiras devido ao seu jogo de luzes e reflexos. Um rótulo holográfico fornece brilho, diferentes padrões que atribuem um movimento dinâmico para a embalagem, além de ótima printabilidade. É, com certeza, a primeira opção para designers e donos de marcas que querem que seus produtos se destaquem nas gôndolas.
Outro valor a ser mencionado, inerente ao material, é o benefício trazido para toda a cadeia de valor:
- Usuário final: os materiais do rótulo holográfico fornecem aos usuários finais um produto de aparência premium, sendo uma alternativa eficaz aos materiais convencionais buscando diferenciação. Rótulos holográficos são perfeitos para promoções, lançamentos, e produtos especiais.
- Convertedores: o rótulo holográfico é uma oportunidade de decoração de última geração, que inclui diferentes padrões com cores brilhantes, oferece uma boa conformabilidade a diferentes embalagens, formatos e tamanhos. Além de sua facilidade de impressão e conversão.
- Varejistas: varejistas querem maximizar o fluxo de produtos e aumentar a popularidade das marcas com decorações mais atraentes, que consequentemente vendem mais rápido. O rótulo holográfico pode ajudar nesse contexto, sendo uma boa ferramenta para promoções de varejo.
O portfólio de rótulos holográficos da Avery Dennison é extenso, abrangendo soluções para embalagens rígidas e flexíveis e oferecendo construções exclusivas que são tão inovadoras quanto visualmente convidativas.
Confira alguns dos padrões disponíveis para o rótulo holográfico:
Código | Descrição | Padrão |
F78976 FAE980 F12071 |
Fasson® 2 Mil Powder PET/S692N/50#SCK (filme PET) Fasson® HGF PP POINT TOP/S692N/BG40BR (filme PP) Fasson® FasPrism™ Glitter + II/S246/40#SCK (papel) |
|
F78973 FAT591 |
Fasson® 2 Mil Sparkles PET/S692N/50#SCK (filme PET) Fasson ® HGFP UNIVERSE TOP FSC S2000N-BG40WH FSC (filme PP) |
|
F78971 FAF141 F10938 |
Fasson® 2 Mil Crystals PET/S692N/50#SCK (filme PET) Fasson ® HGFP KALEIDOSCOPE TP FSC S2045N-BG40BR (filme PP) Fasson® FasPrism™ Ice/S246/40#SCK (papel) |
|
F79579 F79016 F53786 F02391 |
Fasson® 2 Mil Rainbow Seamless PET/S692N/50#SCK (filme PET) Fasson® 2 Mil Rainbow OPP/S692N/40#SCK (filme PP) Fasson® FasPrism™ Rainbow Seamless/S246/40#SCK (papel) Fasson® FasPrism™ Iridesc/S246/40#SCK (papel) |
|
F78979 F08753 |
Fasson® 2 Mil Rain PET/S692N//50#SCK (filme PET) Fasson® FasPrismTM Shear/S246/40#SCK (papel) |
|
FAC738 | Fasson ® HGF PET50 BUBBLE S692N-BG45WH (filme PET) | |
FAO930 | Fasson ® HGF PP CRISTALINE TOP S692N-BG40BR MR (filme PP) |
*De acordo com a pesquisa “The influence of product organization on the shelf on consumer’s choice”: https://www.imed.edu.br/Uploads/MATEUS%20PENA%20ALVES.pdf
**De acordo com a pesquisa 1 Platt Retail Institute (Pulled February 24, 2015) “The 70% rule revisited: Consumer in-store decision making and the transformation impact of digital signage”.
plattretailinstitute.org/FileContents.phx?fileid=986d4119-1a0a-42e4-B2bf-6bb629d6297
Ainda tem dúvidas?
A Avery Dennison possui uma equipe focada no atendimento a Brand-Owners, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem auxiliar na escolha de um material ideal à sua aplicação e processo. Se precisar, estamos à disposição, nossa equipe está pronta para oferecer uma assessoria sem compromisso.