Projeções otimistas do setor frigorífico elevam ainda mais o nível de exigência por soluções diferenciadas em etiquetas e rótulos adesivos

Para garantir qualidade e segurança de ponta a ponta da cadeia, a indústria de autoadesivos oferece materiais que asseguram a integridade das informações nas embalagens e ainda tornam os produtos mais atraentes no ponto de venda.

São Paulo, abril de 2021 – Diante da elevação do dólar e do aumento da demanda a nível internacional, o setor de carnes bateu recorde de exportações em 2020. Este cenário causou a alta dos preços no mercado brasileiro, mas trouxe projeções otimistas para o segmento. Segundo um estudo realizado em 2020 pelo Ministério da Agricultura e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a produção total de carnes de frango, bovina e suína deve chegar a 34,9 milhões de toneladas até 2030, um crescimento de 23,8% nos próximos dez anos.

Para acompanhar essa alta demanda e atender as necessidades do segmento, o setor de rótulos e etiquetas oferece soluções eficientes que garantem a integridade das informações que constam nas embalagens, em toda a cadeia, desde a fabricação até a chegada do produto ao consumidor final. Além disso, a escolha e o uso corretos das etiquetas e rótulos tornam os produtos mais atraentes no ponto de vendas.

Os autoadesivos permitem o registro de informações sobre o produto e código de barras, ajudam a garantir a qualidade original do produto e a segurança, reforçando que a embalagem não foi violada. “Quando o assunto são materiais autoadesivos, eles precisam desempenhar excelente funcionalidade durante todo o processo de produção, transporte e armazenamento dos alimentos. Além disso, também são importantes para atrair a atenção dos consumidores, já que provocam estímulos sensoriais e impactam a decisão de compra, mesmo que de forma inconsciente”, destaca Keyse Ramalho Marques, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison, líder em rótulos autoadesivos.

Para o setor frigorífico, é importante que os rótulos e etiquetas cumpram um conjunto de requisitos. Com grande expertise e um amplo portfólio para esse segmento, a Avery Dennison apresenta soluções autoadesivas para aplicações distintas, incluindo etiquetas para identificação variável, aplicadas em caixas de papelão, etiquetas para bandejas, lacres para caixas de transporte, selos de procedência e rótulos para destacar o apelo visual. A empresa ainda oferece uma gama completa de etiquetas RFID (identificação por radiofrequência), que permitem uma melhor rastreabilidade dos produtos, na cadeia logística. Para cada tipo de aplicação são consideradas características como a superfície da embalagem, umidade, resfriamento ou congelamento dos produtos, a fim de garantir a qualidade da impressão, sua resistência e aderência do adesivo.

“No segmento frigorífico, é muito utilizada a impressão por termotransferência e, dentro do nosso portfólio, temos soluções com frontal papel, como o Fasson TT2, Ecotransfer e Transtherm Top Premium, e produtos com frontal filme, como o PP Branco Fosco NTC. Em rótulos para carnes embaladas e bandejas, contamos com produtos com frontal PP (polipropileno), em opções que incluem acabamento branco fosco, metalizado ou transparente, com excelente printabilidade e alta performance adesiva em baixas temperaturas, para uso em superfícies refrigeradas. O PP Metalizado, por exemplo, é muito utilizado no mercado de carnes premium”, explica Keyse.

Para cada tipo de aplicação, considerando a superfície da embalagem, umidade, resfriamento ou congelamento dos produtos, a Avery Dennison oferece soluções específicas, que garantem a qualidade da impressão e excelente performance de adesão. Para os lacres das caixas, um produto muito utilizado é o Fasson Fastyre, que possui alta resistência, já que a composição do frontal é feita a partir de papel e filme.

Outro destaque da marca é o adesivo Fasson C2075, referência no mercado e que oferece excelente adesividade em substratos difíceis, como caixas de papelão, e resistência a baixas temperaturas. O produto ainda traz como diferencial a aprovação FDA (Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) para contato indireto com alimentos. De acordo com esta regulamentação, o adesivo deve estar separado do alimento por uma barreira funcional.

Higiene e segurança para o consumidor

Com a pandemia do novo coronavírus, surgiu uma nova necessidade em relação às embalagens, devido à preocupação do consumidor com a higiene. O plástico começou a ser visto novamente como uma alternativa mais segura, no que diz respeito à limpeza. “É possível utilizar um spray ou álcool em gel para fazer a higienização, de forma mais prática e com mais segurança, se compararmos com o papel. As embalagens de plástico transmitem mais confiança ao consumidor, tanto emocional quanto física”, comenta Keyse.

Além disso, a qualidade da impressão e a resistência dos rótulos são fatores fundamentais para garantir a integridade das informações ao consumidor. De acordo com estudos da Mintel, empresa especializada em pesquisas de mercado, 48% dos brasileiros olham a tabela nutricional, antes de comprar um produto. Isso se deve, principalmente, à mudança de comportamento em busca de alimentos mais saudáveis e à facilidade de acesso a informações na internet.

“O consumidor tem procurado, cada vez mais, estar informado sobre o que é importante para sua saúde e o que precisa analisar ao comprar um alimento. Por isso, é necessário levar em consideração a qualidade da impressão e a durabilidade dos rótulos e etiquetas que acompanham os alimentos, pois nenhuma informação pode apresentar desgaste, a fim de evitar qualquer dano ao cliente.”

Sustentabilidade e eficiência

Como líder em sustentabilidade na cadeia de valor global, a Avery Dennison promove uma série de ações sustentáveis, que vão desde o desenvolvimento de materiais até o processo produtivo. A empresa foca em produtos com matérias-primas de fontes responsáveis, soluções que facilitam a reciclagem e compostabilidade, opções com menor peso e espessura de componentes, além de produtos com conteúdo reciclado.

No Brasil, a Avery Dennison ainda desenvolve o programa AD Circular, que inclui a reciclagem e transformação de seus resíduos de liner papel, pet e esqueleto filme em novos produtos, como papel toalha e outros itens, que são utilizados na própria empresa.

Sobre a Avery Dennison

Avery Dennison (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência em materiais, especializada em design e produção de uma grande variedade de materiais para rotulagem e funcionais. Os produtos da empresa são usados por grande parte das indústrias e incluem materiais autoadesivos, sensíveis à pressão, para rotulagem e aplicações para comunicação visual; fitas e outras soluções para aplicações industriais, médicas e varejo; etiquetas, rótulos e adereços para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) para mercado de moda e outros. Com sede em Glendale, Califórnia, a empresa emprega aproximadamente 30.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas reportadas em 2020 foram de 7,0 bilhões de dólares americanos. Saiba mais em www.averydennison.com

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