Líder mundial em ciência de materiais, em parceria com mais de 50 empresas do setor, verte esforços para práticas sustentáveis como as da economia circular. O Programa já processou mais de 4.084 toneladas de resíduos que seriam destinados a aterros.
Ser um agente promotor de mudanças que causem impactos positivos e contribuam para a regeneração do planeta é o que move a Avery Dennison. Baseados em nosso pilar global de sustentabilidade que criamos no Brasil, em 2019, o Programa AD Circular, uma ação pioneira que tem como objetivo promover a economia circular no setor de rótulos e adesivos.
A partir da reciclagem de liners e esqueletos, provenientes da aplicação das soluções, transformando-os em outros produtos que podem ser novamente utilizados, como papel toalha e outros itens plásticos, temos como meta assegurar, que até 2025, nossas operações sejam 95% livres de aterros, 75% dos resíduos sejam reutilizados e que 70% de toda a cadeia tenha acesso à reciclagem de liner e esqueleto.
Reconstruindo o futuro do planeta juntos
Em um balanço feito em outubro de 2021, pouco mais de dois anos após a implementação do Programa AD Circular, foram contabilizadas mais de 4 mil toneladas de resíduos, reciclados e processados. Mais de 50 empresas – incluindo convertedores, marcas e recicladores – participam do programa e estamos trabalhando para ampliar essa atuação em toda a cadeia, com novos parceiros.
“O Programa AD Circular é uma das nossas iniciativas atreladas ao objetivo 12 dos ODSs da Organização das Nações Unidas, que diz respeito ao consumo e produção responsáveis. Por meio desse programa, buscamos unir toda a cadeia produtiva e empresas usuárias de rótulos e etiquetas, a fim de criar a consciência ambiental que as levem a adotar práticas sustentáveis, por impactos cada vez mais positivos a todo planeta. Seguimos na busca contínua por novos parceiros, a fim de promover essa verdadeira transformação na indústria brasileira de rótulos e etiquetas”, destaca Cecilia Mazza, gerente de sustentabilidade da Avery Dennison, na América Latina.
Recentemente expandido para outros países da América Latina, como o México, o Programa AD Circular do Brasil foi vencedor de uma das mais importantes premiações para nós, o Environmental and Sustainability Award, categoria de sustentabilidade do prêmio internacional Label Industry Global Awards 2020.
Parceiros AD Circular na transformação
A força do programa AD Circular está no envolvimento de toda cadeia produtiva, contando com a expertise de empresas parceiras e compartilhando a visão de uma mudança que parte de dentro para fora. A iniciativa tem recebido cada vez mais participantes, a mais recente marca a se unir é a Dow, além de empresas como a Pernod Ricard, Natura, Ourofino, Sakura, Coty, entre outras.
O ingresso ao programa AD Circular permite que as empresas controlem a origem, processos intermediários e finalidade dos seus resíduos, recebendo selo oficial e presença na comunicação do projeto. Além disso, de acordo com o volume de resíduos gerados, a companhia poderá receber certificados ou relatórios de descarte. Muitos negócios podem apoiar a transformação do planeta, tendo foco na sustentabilidade e integrando a mudança que a sociedade almeja para os meios de produção.
Os resultados do programa AD Circular têm sido reconhecidos pela mídia e setor especializados. No mês de novembro, nosso projeto, desenvolvido junto à Natura, Popel, MD Papéis e Boomera para reutilização do liner em cartões das embalagens da linha de produtos Ekos venceu a 15ª edição do Prêmio Grandes Cases de Embalagem. A ação envolveu toda cadeia desde a produção do liner, até a transformação do material em polpa de celulose para retornar ao mercado como uma nova embalagem.
Vamos construir um futuro melhor juntos? Clique aqui e acesse o site oficial do Programa Circular AD Circular.
Ainda tem dúvidas?
A Avery Dennison possui uma equipe focada no atendimento a Brand-Owners, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem auxiliar na escolha de um material ideal à sua aplicação e processo. Clique aqui e fale com nosso time.