Quem nunca tentou entender uma ficha técnica e se perdeu com os nomes, números e siglas presentes no texto? Fique tranquilo! Nós estamos aqui para ajudá-lo a entender por completo uma especificação técnica (datasheet) referentes à autoadesivos.
Abaixo, nós mencionaremos os tópicos que possuem maior relevância na leitura de uma ficha técnica para que vocês consigam compreender as características principais de um produto.
1 – Descrição técnica
As descrições presentes na ficha técnica dos autoadesivos obedecem a lógica descrita abaixo:
Frontal / Adesivo / Liner
Exemplo: Fasson® Overlam PET23 UV / S8020 / PET23
Portanto, lemos as informações acima da seguinte forma:
Marca do produto: Fasson® – Linha de produtos pertencente à Avery Dennison;
Frontal (facestock): possui o nome comercial de Overlam e é um material PET com um top coating especial para proteção UV.
Alguns frontais podem receber um tratamento superficial para melhorar a ancoragem da tinta. A sigla TC pode aparecer após a descrição do frontal e é referente a um tratamento químico top coating. Já a sigla NTC, indica que o produto não possui top coating, refere-se ao frontal que necessita receber aplicação de tratamento corona, uma descarga de alta voltagem sobre a superfície.
Adesivo (adhesive): S8020 – nome comercial do adesivo Avery Dennison;
Protetor (liner): liner PET 23 micras.
Além dessas informações básicas sobre a descrição do produto, na ficha técnica da Avery Dennison nós podemos ver informações mais detalhadas de cada uma das camadas do autoadesivo conforme o exemplo abaixo:
Frontal (facestock)
Descrição detalhada: além do nome comercial, os leitores podem encontrar informações mais específicas sobre o frontal presente no produto. A descrição pode variar, mas abordará os tipos de frontal, cores, características do produto, resistências, tratamentos superficiais e susceptibilidade para tipo de impressão.
Espessura (caliper): geralmente, a unidade de medida utilizada para a espessura de filmes é o micrômetro μm, ou seja, em milionésimos de metros (1 X 10-6 m).
Gramatura (basis weight): neste tópico, muito mais relevante para frontais papel, é possível sabermos a gramatura aproximada do frontal, medida em g/m2. Com essa informação, podemos comparar produtos e entender a robustez do produto, ou seja, quanto maior a gramatura, mais denso ele será.
Tratamento superficial: frontais filme devem receber um tratamento químico top coating (TC) ou tratamento corona (NTC) para obter uma boa ancoragem de tinta e qualidade de impressão.
Adesivo (adhesive)
Em relação ao adesivo utilizado na construção do produto, podemos extrair informações de duas fontes na ficha técnica:
Campo adesivo: neste campo, obteremos o nome comercial do adesivo e sua composição principal. Gostaria de entender mais sobre os tipos de adesivo? Confira nosso post.
Campo performance do adesivo: trata-se de um campo destinado à explicar melhor sobre a performance do adesivo em relação às condições, nas quais o produto poderá ficar exposto ao longo de sua vida útil.
Protetor (liner)
Descrição detalhada: produto base do liner, características complementares de impressão no verso e principais diferenciais do produto. Assim como o frontal, o liner também apresenta uma gramatura e uma espessura, as quais são escritas na especificação técnica.
Tração: está relacionado à resistência do liner no processo de conversão e dispensamento. Ou seja, o quão forte o liner é para suportar uma alta tração em sua estrutura.
Força de rasgo: mede o esforço necessário para rasgar o material, após o início de um pequeno rasgo em suas laterais.
2 – Conjunto (performance data)
O trecho de performance do produto presente na ficha técnica tem como principal função expor os principais requisitos técnicos do produto em relação à sua performance. Abaixo, uma breve descrição de cada uma das características abordadas:
Tipo (type): trata-se do tipo de adesivo pertencente ao produto. Ex: Acrílico Emulsão, Borracha Holtmelt.
Gramatura total: trata-se da gramatura total do autoadesivo. É a soma das gramaturas de todas as camadas que compõe o produto final (top coating, frontal, adesivo, silicone e liner).
Espessura total (Total Caliper): trata-se da espessura total do autoadesivo. É a soma das espessuras de todas as camadas que compõe o produto (top coating, frontal, adesivo, silicone e liner).
Tack inicial (Initial Tack): o tack é a força necessária para que o rótulo se solte após um contato inicial e imediato com o substrato (resultado fornecido em força/comprimento, geralmente expressa em N/25mm ou N/m).
Adesão (Peel adhesion): a adesão é a força necessária para remover o rótulo ou etiqueta após um determinado tempo de interação do adesivo com o substrato, sobre o qual o produto foi aplicado.
Temperatura mínima de aplicação (Min. application temperature): é a temperatura mínima exigida para o processo de aplicação da etiqueta no substrato. Temperaturas menores que a descrita neste tópico, podem prejudicar o processo de adesão e a aplicação final do autoadesivo.
Temperatura mínima de serviço (Min. service temperature): trata-se da temperatura mínima suportada pelo autoadesivo ao longo de sua vida útil, ou seja, após o seu período de interação com o substrato.
Temperatura máxima de serviço (Max. service temperature): trata-se da temperatura máxima suportada pelo autoadesivo ao longo de sua vida útil, ou seja, após o seu período de interação com o substrato.
Release: o release pode ser definido como a força necessária para remover o conjunto (frontal+adesivo) do liner.
Gramatura de adesivo (Coat Weight): apesar desta informação não estar presente em toda ficha técnica, este campo representa a gramatura de adesivo presente no produto. A unidade de medida utilizada para esta métrica é g/m2. Quanto maior a gramatura, maior o volume de adesivo presente em um metro quadrado de material. Mas, cuidado! A adesão do produto não está unicamente relacionada à gramatura de adesivo, essa funcionalidade pode variar através de diversas outras características pertencentes ao produto.
3 – Aplicações e uso dos produtos (applications and use)
Trata-se de recomendações e indicações da ficha técnica referentes aos tipos de substratos, condições próprias de uso e resistências, resultado de conversão, necessidade de aplicação de tratamento, entre outros.
4 – Impressão e conversão (conversion & printing)
Todos os produtos possuem características específicas relacionadas aos processos de impressão e conversão. Cada material possui mais afinidade com determinados tipos de tinta e apresenta a necessidade de cuidados especiais devido a sensibilidade no processo de conversão. Portanto, este tópico na ficha técnica trata-se de indicações e sugestões de susceptibilidade do produto aos meios de impressão.
5 – Regulamentações (special approvals)
Algumas aplicações exigem certificações de materiais específicos. Neste campo na ficha técnica, podemos ver as certificações mais relevantes que os produtos autoadesivos possuem, dentre as mais comuns estão as regulamentações do FDA, FSC, BfR, UL, c-UL, Rohs, FMVSS302, além de outras mais específicas para montadoras (segmento automotivo) e até relacionadas à sustentabilidade como Cradle to Cradle e OK Compost. No entanto, não se limite apenas ao que está escrito! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco para mais informações.
6 – Vida útil na prateleira (shelf-life)
Todo produto apresenta uma validade sugerida. Por isso, a ficha técnica possui informação de validade, além de sugerimos as condições adequadas para armazenamento destes produtos.
Ainda tem dúvidas?
A Avery Dennison possui uma equipe focada no atendimento a Brand-Owners, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem auxiliar na escolha de um material ideal à sua aplicação e processo. Se precisar, estamos à disposição, nossa equipe está pronta para oferecer uma assessoria sem compromisso!