As embalagens biodegradáveis e compostáveis estão se tornando cada vez mais populares e essenciais para alcançar benefícios de sustentabilidade. Ao contrário dos plásticos convencionais, elas ajudam a reduzir o volume de resíduos em aterros e plásticos em geral.
Mas o que significa ser biodegradável ou compostável? Quais são as diferenças?
Atualmente existe uma vasta gama de produtos sustentáveis como os biodegradáveis e compostáveis. Esses termos tão amplamente utilizados hoje podem gerar confusão, por isso é necessário aprofundar cada definição.
O que é um produto biodegradável?
Um produto biodegradável é aquele que pode ser degradado pela ação de microrganismos de ocorrência natural, como bactérias, fungos e algas. É importante ressaltar que, para se falar em biodegradabilidade, deve-se sempre definir o meio em que se encontra. Entende-se que qualquer produto é biodegradável em compostagem em condições aeróbicas, quando pode ser degradado pela ação de microrganismos na presença de oxigênio para fornecer dióxido de carbono, água, sais minerais e nova biomassa.
O que é um produto compostável?
Um produto compostável é aquele que pode ser degradado biologicamente formando composto, produzindo CO 2 , água, compostos inorgânicos e biomassa em sua decomposição sem gerar nenhum resíduo tóxico e que não possa ser distinguido visualmente, ou seja, obtendo um composto de boa qualidade. Para poder afirmar que um produto é compostável, são necessários estudos e testes que comprovem:
- caracterização química da amostra;
- biodegradação sob condições de compostagem;
- desintegração em escala piloto;
- ecotoxicidade em plantas superiores.
Com essas definições, pode-se afirmar que um produto compostável sempre será biodegradável, mas nem todos os produtos biodegradáveis são necessariamente compostáveis, somente quando esse processo for realizado nos meios adequados estabelecidos pelas normas supracitadas.
Acesse o vídeo a seguir e saiba mais sobre as diferenças e os benefícios desse tipo de embalagem e como elas podem fazer a diferença:
Na Avery Dennison, trabalhamos com uma abordagem sólida de sustentabilidade, por isso acreditamos ser importante enfatizar que um produto biodegradável e/ou compostável não é projetado para ser abandonado ou jogado no chão na cidade, no campo, no meio ambiente em geral ou cursos fluviais como rios, lagos ou até o mar. Nessas condições, não é possível garantir a biodegradação, uma vez que esta só é garantida em condições controladas de compostagem e, portanto, fora desse âmbito perdem-se os benefícios destes materiais.
Além disso, os materiais de embalagem compostáveis e biodegradáveis ajudam a atender à crescente demanda dos consumidores por soluções sustentáveis, ao mesmo tempo em que atendem aos requisitos legislativos relacionados a resíduos de aterros sanitários e embalagens sustentáveis.
Para saber mais sobre nossos rótulos certificados “OK Compost” e outros rótulos e materiais de embalagem sustentáveis, visite: label.averydennison.com/sustainability
Você ainda tem dúvidas?
CLIQUE AQUI para receber mais informações sobre os próximos eventos em que a Avery Dennison participará, bem como suas soluções sustentáveis.
A Avery Dennison possui uma equipe focada em atender proprietários de marcas, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem ajudá-lo a escolher um material ideal para sua aplicação e processo. Se precisar, estamos à disposição, nossa equipe está pronta para oferecer assessoria sem compromisso!