Tendências globais de consumo 2023

A cada certo número de anos, vemos mudanças na maneira que compramos. Isso é natural, graças ao processo tecnológico, oferta, demanda, modas e outros fatores. Nesses primeiros três anos da década, é possível observar onde se aplicam as tendências que os consumidores preferem dentro de mercados cada vez mais competitivos.

É muito importante entender os mercados, suas relações intrínsecas entre competidores, história e regulamentações que permitem o comércio. Um desses fatores é a relação que os consumidores têm com os produtos. São eles que movimentam a onda de tendências, influenciando o mercado com suas preferências, gostos e paixões. Conhecer essas tendências permite planejar estratégias efetivas no mercado.

Proximidade a nível global


As disrupções nas cadeias de suprimento mudaram o paradigma para voltar a confiar na distribuição local. Com custos de fretes elevados, tempos de entrega massivos e conflitos de importação e exportação, as opções locais se tornaram mais atraentes frente às estrangeiras. De forma curiosa, essa foi uma mudança que aconteceu no mundo inteiro, mostrando o verdadeiro impacto desse novo modelo.

A Avery Dennison conta com um portfólio de materiais laminados localmente, diminuindo tempo de entrega e custos. Do mesmo modo, contamos com uma equipe de experts técnicos que ajudarão você a encontrar a melhor solução para sua necessidade.

Entre máquinas e humanos


A implantação de robôs e máquinas nos processos deixou de ser novidade faz tempo. Em si, trata-se da norma da maioria dos segmentos, onde a automatização está presente em todos os processos. Apesar das grandes vantagens trazidas pelos robôs e inteligência artificial, continua faltando um ingrediente crucial: o “toque humano”. O poder de gerar uma interação que seja real com os consumidores é mais atraente do que a frieza que geralmente chegam a ter os robôs.

A personalização, então, também é importante para os consumidores. O contar com experiências e produtos feitos à sua medida os ajuda a gerar uma proximidade com a marca e o mesmo produto, estreitando a relação e tornando-os possíveis clientes recorrentes. Isso pode ser facilitado por meio de chips NFC e etiquetas inteligentes, conectando os humanos com a tecnologia na palma de suas mãos.

Vida mais austera


Com as metas apresentadas dentro do panorama econômico global, os consumidores tiveram que administrar seus gastos de maneira mais cuidadosa. Em vez de optar por marcas premium como antes, a tendência aponta para uma preferência pelas opções mais econômicas.

Isso leva a que os consumidores vejam opções que antes não tinham sido consideradas, assim também há uma preferência pelo comércio eletrônico, reduzindo custos de transporte. As marcas se adaptam a essa mudança por meio de ofertas mais econômicas, promoções especiais ou planos de pagamento que permitem aos compradores pagar os gastos.

Ecoeconomia


Devido às mudanças no poder aquisitivo dos consumidores, muitas pessoas procuram agora opções que permitam economizar dinheiro, tempo e recursos. Há uma preferência por produtos que geram uma menor quantidade de desperdícios e podem ser reutilizados. Tudo de acordo com uma maior consciência pela sustentabilidade, querendo ser mais responsáveis com o impacto que as ações do dia a dia têm no meio ambiente.

Para impulsionar a mudança, promovemos uma economia circular na Avery Dennison.
Isso só é possível ao reduzir o desperdício que deixam os materiais, facilitando a reciclagem dos mesmos, e inovando a maneira que percebemos a cadeia de suprimentos.

Entretenimento digital


Como uma forma de se distanciar do estresse e das preocupações do dia a dia, os consumidores são mais atraídos pelos jogos eletrônicos. Sejam em celulares, computadores ou videogames, trata-se de uma parte vital da vida de muitas pessoas. A digitalização os leva a ter videogames como parte de seu estilo de vida diário, indicando que são adeptos a buscar novos avanços na tecnologia para melhorar sua experiência.

Na Avery Dennison, contamos com materiais para soluções duráveis. Desde instruções de garantia em monitores e identificação de origem em celulares até códigos de série em componentes diminutos de um videogame poderão ter a segurança de que nossos materiais resistirão às mais duras condições.

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Na Avery Dennison, contamos com uma equipe focada em servir aos proprietários de marcas, oferecendo informação, capacitação técnica e soluções que podem ajudar a escolher um material ideal para sua aplicação e processo. Convidamos você para entrar em contato com nossa Equipe de Vendas, Serviço Técnico, Atenção ao Cliente e/ou Desenvolvimento de Negócios.

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