Sinzero Wines: A tendência de vinhos sem álcool

A primeira marca do Chile especializada em vinhos desalcoolizados nos mostra seu caminho de inovação

Entrevista a Cecilia Prat Marty

Cecilia Prat, Engenheira Agrônoma e sócia fundadora da Sinzero Wines, compartilha conosco o interessante mundo dos vinhos sem álcool e seus principais diferenciais. Com 25 anos de experiência nas áreas Comercial, Desenvolvimento de produto e Marketing, é referência nesse setor e uma das principais produtoras de vinho desalcoolizado do Chile.


Como surgiu a iniciativa de criar vinhos sem álcool?

Ao viajar para a Inglaterra em 2017, com meu marido Andrés Duval, percebemos um negócio pouco desenvolvido no Chile: bebidas não alcoólicas. Entender que um líder no setor vitivinícola (como o Chile) não tinha esse tipo de produto foi o ponto de partida. A partir dessa primeira centelha, começamos a investigar.

Com essa preocupação e muita vontade de criar algo novo, resolvemos agir imediatamente e contatamos Felipe Plá, um químico especializado que nos ajudou a desenvolver a primeira amostra. Em um mês, já tínhamos os primeiros 200 ml de vinho desalcoolizado. Da mesma forma, fomos tendo diferentes encontros com Paula Botero, ex-enóloga da Undurraga Wines, que hoje está conosco no projeto.

Aos poucos, e após várias tentativas frustradas, conseguimos desenvolver a tecnologia necessária para produzir um produto de alta qualidade.

Quais são os preconceitos culturais que você teve que enfrentar?

É difícil imaginar o vinho sem álcool. Em países como Chile e Argentina, e especificamente falando da nossa cultura, separar o teor alcoólico do vinho é quase impensável. Essa dualidade está muito presente no consumidor, pois, ao menos à primeira vista, faz parte da textura, sabor e complexidade do vinho.

Do nosso ponto de vista, e tendo em conta o crescente interesse pelos vinhos não alcoólicos, podemos dizer que o Sinzero reflete grande parte das propriedades do vinho base, mas em alguns aspectos é a antítese do vinho. Por exemplo, alguns vinhos são envelhecidos, mas o nosso produto é o contrário. Tem prazo de validade porque é um alimento. Temos até que colocar uma tabela nutricional e detalhar que deve ser guardado na geladeira depois de aberto. E é por isso que usamos uma tampa de rosca e não uma rolha.

Esses tipos de diferenças, para a pessoa comum, podem refletir um viés cultural. Mas, mesmo com essa mentalidade, é muito interessante e divertido ver a reação das pessoas quando experimentam um vinho sem álcool pela primeira vez. É nesse momento que a barreira é quebrada.

Para qual público o produto é direcionado?

Mesmo sendo uma alternativa “desalcoólica”, a gama de produtos Sinzero mantém as qualidades organolépticas do vinho original, bem como as suas propriedades antioxidantes (isto, aliás, com metade das calorias)! Este panorama é realmente interessante para os mais diversos consumidores, uma vez que é uma alternativa, ou melhor, um complemento à indústria tradicional do vinho.

Partindo deste panorama, podemos dizer que os nossos vinhos são uma opção de consumo para quem conduz, ou simplesmente procura, uma vida saudável. Também podemos citar gestantes, veganos, atletas e mesmo para quem quer tomar alguns drinks, mas deve continuar com suas tarefas e trabalhos diários. Também para aqueles que não podem consumir álcool por motivos religiosos e para todos aqueles que, por algum dos motivos acima, tiveram que suportar reuniões, festas e aniversários bebendo refrigerantes sem a oportunidade de ter uma opção melhor. O vinho sem álcool é dirigido a todos eles, para que todos os interessados possam desfrutar do prazer de um bom copo de vinho sem complexos.

Quais são as tendências para os próximos anos (como você vê o crescimento deste segmento)?

A indústria de alimentos e bebidas, ao longo dos últimos anos, tem monitorado as preferências e as novas decisões dos consumidores. A consciência dos mercados e as revoluções tecnológicas e culturais têm modificado a oferta de produtos para dar uma resposta que permita acompanhar esses novos ares sem perder a essência das opções originais.
Vemos cada vez mais opções de cerveja sem cevada, refrigerantes sem açúcar, café descafeinado, leite sem lactose e, neste caso, vinho sem álcool.
O vinho, entre outras bebidas alcoólicas (incluindo bebidas destiladas), começa a dar uma resposta assertiva a essas tendências globais. Entre eles, podemos ver opções de baixo teor alcoólico, adequados a veganos, sem sulfitos, orgânicos ou até vinhos sem álcool.
Se tivermos que olhar para o futuro, veremos que este setor terá um crescimento cada vez maior em nossa região, sem contar nos mercados globais, onde esta mudança cultural está mais presente. A tendência do vinho sem álcool abre alternativas comerciais em todo o mundo.

Quais são os processos de desalcoolização e qual a diferença com um vinho standard?

Nossos produtos nascem da nobre terra dos principais vales do Chile. Selecionamos as melhores uvas, que fermentam e se tornam o vinho mãe. Em seguida, utiliza-se a aplicação do calor como principal fator de transformação, através do qual podemos extrair todo o álcool do vinho, mantendo os antioxidantes e os taninos.

Através de um minucioso processo onde não há fervura, o vinho passa por um delicado processo de desalcoolização, onde o vinho é separado do álcool, preservando o que há de mais importante: sua cor, textura, aromas e sabores. O resultado é um vinho mais leve para ser apreciado por todos.

No total, uma garrafa de Sinzero tem 0,5% de álcool, e se tivermos que medir em formato de taça, podemos dizer que 25 taças do nosso vinho equivalem a uma taça tradicional.

Qual o diferencial que você encontrou nos materiais para rótulos da Avery Dennison?

Todos os produtos Sinzero, entre os quais se destacam variedades como Chardonnay, Rosé e espumante, são considerados “como qualquer outro vinho”, pelo que a embalagem, tal como todos os seus detalhes, deve apresentar um elevado padrão de desempenho em qualquer situação de consumo.

Além de serem visualmente atraentes e cativarem os olhos dos consumidores, os rótulos devem ser resistentes à umidade, ao frio em geladeiras e ao manuseio geral do consumidor, conseguindo manter a integridade da estética da marca durante todo o ciclo de vida do produto.

Nesse sentido, encontramos no portfólio da Avery Dennison as opções ideais para vestir nossas garrafas sem perder o apelo visual e o desempenho geral. Mesmo na linha de rotulagem, em que ocorrem problemas com frequência.

Além dos diferenciais de texturas e acabamentos, é importante destacar o excelente adesivo utilizado no portfólio de materiais para vinhos. O Fasson® S0300 é reconhecido por sua resistência às exigências do mercado, principalmente a situações de umidade e frio. Também possui uma excelente temperatura mínima de aplicação e serviço e possui resistência ao envelhecimento e à luz ultravioleta.

As opções de material de rotulagem nas quais estamos trabalhando hoje são as Cuvée Tramado Blanco, O Fasson Cuvée Martelé e, para vestir o nosso espumante, utilizamos o Fasson Frozen Orion Diamond.

Sem dúvida, encontramos na Avery Dennison uma aliada ideal para impulsionar nossos negócios e, porque não, fazer parte desse mercado inovador no qual ainda há um longo caminho a percorrer.

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