Como ReDesenhar os materiais para conectar marcas e consumidores?

 

Diante de uma nova realidade, com consumidores superconectados e mais atentos às ações das empresas, as marcas que passaram a redesenhar seus processos  foram capazes de reinventar  a conexão com o público final.

“No nosso 4º webinar da série “Reconstruir o amanhã juntos”, tivemos a oportunidade de compreender os desafios no design de embalagens, como conectar as necessidades e emoções do consumidor e as tendências de mercado, por meio de experiências reais e significativas. Os consumidores já não olham as embalagens da mesma maneira, elas são uma porta de entrada para reforçar a confiança na marca”, ressalta Sandra Alvarez, gerente de desenvolvimento de negócios da Avery Dennison na América Latina.

Mudança de comportamento

Um dos maiores desafios vividos pelas empresas nos últimos anos foi a mudança de comportamento do consumidor. De acordo com Felipe Garcia, professor do curso de Design de Produtos e Serviços do IED e sócio-diretor da Criatégia, as marcas passaram a entender que, na verdade, não competiam entre si e, sim, na mente dos consumidores, que optam, não pelos melhores produtos, mas por itens que conseguem entender. Por isso, a importância de inserir o consumidor no centro das decisões e adotar um storytelling verdadeiro e acessível, que permita criar a identificação com a marca, seus propósitos e funcionalidades dos produtos apresentados.

Ainda segundo Felipe, as tendências do mercado de embalagens e rótulos, avaliando os últimos cinco anos e os próximos cinco, giram em torno da preocupação com a procedência dos produtos e as diferentes comunicações estabelecidas em rótulos de itens disponíveis em pontos de vendas e aqueles ofertados por meio do comércio eletrônico. 

Sustentabilidade na prática

Cada vez mais presente na agenda das empresas, a prática da sustentabilidade é fator fundamental para a preservação do planeta e um dos pontos de atenção dos consumidores na escolha dos produtos. De acordo com Luiza Andrade, engenheira de desenvolvimento de embalagem da Beiersdorf, no México, a criação de produtos e embalagens da companhia segue três pilares: sociedade, consumidor e meio ambiente.  A Beiersdorf firmou um compromisso de reduzir em 50% sua quantidade de material de origem fóssil até 2025. Na parte de plásticos, a empresa almeja ter, ao menos, 30% de materiais reciclados e fazer com que 100% de seu portfólio seja reciclável, recarregável ou reutilizável.

“Desde 2019, nosso portfólio de caixas conta com o selo FSC® [Forest Stewardship Council] e nossas embalagens em formato de garrafas são feitas com 100% do PET reutilizado e reciclável. Além disso, os novos produtos estão sendo desenvolvidos com 50% menos plástico, o que permite que o consumidor dobre toda a embalagem para usar o conteúdo até o fim”, destaca a engenheira.

Acompanhando as tendências

Como empresa global de ciência em materiais, a Avery Dennison vem acompanhando toda a evolução no mercado de embalagens e rótulos, assim como a iniciativa das empresas, em buscar soluções inteligentes, que possam traduzir seus valores e propostas. “A Avery Dennison monitora as tendências de mercado para oferecer tanto aos convertedores quanto aos proprietários das marcas as soluções mais inovadoras em etiquetas. Valorizamos sempre a inovação para trazer o melhor para o mercado e a eficiência do nosso portfólio nos permite estabelecer um relacionamento muito próximo com as marcas, com disponibilidade e competitividade”, conclui Sandra Alvarez.

Para a Avery Dennison, ReGenerar é reparar o dano, reduzir e restaurar. Tudo isso é regenerar, sob o conceito de evoluir além da sustentabilidade, curando o passado e o futuro. Não perca o próximo Webinar sobre este conceito que está previsto para outubro e fique por dentro de tudo o que sua empresa precisa saber sobre sustentabilidade.

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