MaM 2023: a América Latina demonstra sua criatividade e inovação no Luxe Pack Mônaco!

Em 2023, Make A Mark, a incubadora de inovação em design de embalagens, surpreendeu o mundo mais uma vez com seu terceiro evento anual. Fundada por Estal, Avery Dennison e KURZ, esta plataforma criativa dedica-se a explorar as possibilidades de embalagens de luxo sustentáveis nas indústrias de beleza e fragrâncias, bebidas, vinhos e destilados e alimentos gourmet.

O programa deste ano reuniu vinte renomados designers de embalagens de todo o mundo, cuidadosamente selecionados para apresentar seus conceitos sob o tema de “design progressivo na interseção da sustentabilidade, luxo e inovação”.

Gerard Albertí, CEO da ESTAL, comentou: “A cada ano, o Make A Mark cresce e supera nossas expectativas com inovações em materiais e processos. Estamos empolgados em compartilhar os conceitos deste ano com o mundo”.

Vladimir Tyulpin, Líder do Segmento de Mercado de Vinhos e Destilados da Avery Dennison, destacou: “A importância do design de embalagens para criar uma imagem memorável do produto na mente dos consumidores, impulsionando as vendas e fomentando a lealdade do cliente. Os designers no programa Make a Mark deste ano demonstraram consistentemente que o design de embalagens pode equilibrar a beleza e a elegância com metas de sustentabilidade e propósito social.”

Stéphane Royère, Chefe da Área de Negócios de Embalagens e Impressão na KURZ, observou que o Make A Mark oferece inspiração às marcas para se destacarem nas prateleiras e reduzirem seu impacto ambiental por meio de designs inovadores.

Após meses de criatividade, inovação e experimentação com novos materiais, os designs pioneiros de embalagens desenvolvidos como parte do Make A Mark foram apresentados com grande sucesso no evento Luxe Pack de Mônaco. Vinte agências de design de embalagens de alto nível de todo o mundo deram vida aos conceitos mencionados anteriormente.

Esses designs foram transformados em protótipos físicos utilizando vidro da ESTAL, materiais de rotulagem da Avery Dennison e ferramentas de impressão e ornamentação da KURZ.

Dentro de todos os projetos, as agências de nossa região se destacaram como verdadeiras protagonistas, apresentando designs que não apenas impressionaram, mas também romperam paradigmas e estabeleceram um padrão de excelência.

A marca latina foi notável, já que as agências locais demonstraram uma capacidade inata de fundir criatividade com vanguarda, criando designs que cativaram a audiência global. Com um foco constante na inovação, essas propostas não apenas deslumbraram pela estética e qualidade, mas também pela capacidade de comunicar histórias e valores por meio do design. Conheça os participantes da América Latina:

HUMAN, México: Metamorph representa a essência do designer, a capacidade de transformar uma ideia em uma realidade tangível que não apenas é bela, mas também melhora o mundo. Nosso projeto expressa a ética de nossa marca e nosso processo criativo, transformando nosso logotipo em um objeto significativo que representa nosso compromisso com a inovação, criatividade e o poder transformador do design.

Oveja&Remi, Argentina: “See you on the other side” reflete uma das principais premissas da agência: “contar histórias através do rótulo”. Este projeto apresenta excelentes detalhes e acabamentos em toda a superfície do rótulo e usa uma garrafa com uma textura inovadora no mundo do uísque. Além disso, foram utilizados vários métodos de acabamento, como impressão flexográfica, offset, serigrafia, tinta invisível, verniz, relevo multicamada, hot stamping e textura com ferramentas H+M.

Ximena Ureta Studio, Chile: Ximena Ureta é uma designer de embalagens especializada. Nos últimos 27 anos, ela criou soluções de embalagem para a produção de vinhos e espumantes de vinícolas chilenas como Concha y Toro, MontGras, Santa Ema, Cono Sur, Spumante Limarí e, mais recentemente, VSPT. Para este desafio, ela conseguiu criar um design dinâmico que, além de brincar com os sentidos, incorpora tecnologia NFC para uma experiência única.

No total, as agências de design envolvidas na edição III da Make A Mark incluíram:

  • ARD Design Agency, Suíça
  • Backbone Branding, Armênia
  • BRAVO DESIGN, África do Sul
  • CF Napa Brand Design, Estados Unidos
  • Dario Frattaruolo Design, Itália
  • Designsake Studio, Estados Unidos
  • Farmgroup, Tailândia
  • Firstbase, Índia
  • HOMEWORK®, Dinamarca
  • HUMAN, México
  • Lavernia & Cienfuegos, Espanha
  • Lewis Moberly, Reino Unido
  • Mazarine Pascalie Design, França
  • Olssøn Barbieri, Noruega
  • Omdesign, Portugal
  • Oveja&Remi, Argentina
  • Parallax Design, Austrália
  • Van Heertum Design VHD, Países Baixos
  • Ximena Ureta Studio, Chile
  • Yummy Stories, Alemanha

Para acessar o livro e as imagens do Make A Mark III, clique aqui: https://makeamark.world/

Ainda tem dúvidas?

A Avery Dennison possui uma equipe focada no atendimento a Brand-Owners, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem auxiliar na escolha de um material ideal à sua aplicação e processo. Se precisar, estamos à disposição, nossa equipe está pronta para oferecer uma assessoria sem compromisso.

INSCRIÇÃO