Make a Mark: promovendo a inovação em embalagens de vinho e destilados

Descubra como a plataforma de inovação e design Make a Mark foi desenvolvida para fazer a diferença na indústria do design em todo o mundo.

Criado pela Avery Dennison, Estal e Leonhard KURZ, Make a Mark é um projeto exclusivo que reúne renomados designers de embalagens para criar uma plataforma de inspiração para o setor de vinhos e bebidas destiladas.

O trabalho colaborativo incluiu 18 agências de design de todo o mundo que tiveram que desenvolver e redesenhar conceitos com base em três pilares: sustentabilidade, luxo e inovação. Para isso, foram liberados para soltar a criatividade e tiveram acesso às mais recentes inovações e tecnologias da indústria de rotulagem.

“Já que a criação de embalagens de vinho e destilaria é mais do que apenas uma garrafa de vidro e rolha, pensamos: por que não unir forças com os líderes mais respeitados da indústria em rotulagem e acabamento – Avery Dennison e Leonhard KURZ – para ver o quanto mais podemos conduzir inovação criativa?” O CEO da Estal, Gerard Albertí, falou sobre a iniciativa. “E se convidássemos alguns dos melhores designers de embalagens do mundo e transformássemos isso em uma plataforma para mostrar novas ideias criativas, ao mesmo tempo que construímos uma comunidade de design inspiradora?”

Make a Mark começou em Luxepack Monaco, com o lançamento de um livro, apresentando uma série de conceitos ousados ​​e provocantes de 18 dos designers de embalagens mais criativos do mundo. Impresso em uma edição limitada de 2.000 exemplares, o livro é o primeiro esperado da Make a Mark e fará parte de um dos muitos projetos planejados que reúnem marcas, designers e fornecedores de materiais nos próximos três anos.

“Somos todos mais inovadores quando colaboramos”, disse Vladimir Tyulpin, líder do segmento de mercado de vinhos e alambiques da Avery Dennison. “E a inovação é um conceito essencial. A necessidade urgente de embalagens sustentáveis, as novas formas que a COVID-19 está nos forçando a comprar e os campos de jogos cada vez mais lotados no mundo do vinho e da destilaria exigem novas abordagens ousadas, do formato da garrafa ao material do rótulo e design geral. A Make a Mark nasceu para quebrar barreiras, oferecendo grandes oportunidades de colaboração e inovação entre os diferentes atores do mundo das embalagens.”

“Com a sinergia perfeita de Make a Mark e a inspiração de todos os envolvidos, queremos quebrar os limites e tornar possível o impossível”, disse Stéphane Royère, diretor da Área de Embalagem e Impressão Industrial da Leonhard Kurz.

Foco em sustentabilidade, luxo e inovação

Alguns dos estúdios de design de embalagens mais premiados do mundo decidiram aderir ao projeto Make a Mark: Anagrama do México, Boldrini & Ficcardi da Argentina, Butterfly Cannon do Reino Unido, Chad Michael Studio dos Estados Unidos, Denominação da Austrália, Dragon Rouge da China, JVD Studio do Chile, MARK Studio da África do Sul, Motherland da Suécia, Pocket Rocket Creative do Reino Unido, RitaRivotti de Portugal, Ruska Martín Associates da Alemanha e Espanha, SeriesNemo e Supperstudio da Espanha, Servaire & Co e Studio Créa ‘Design, da França, e Smith Lumen e Spazio Di Paolo, da Itália.

Todos foram convidados a desenvolver um conceito de marca de vinho ou destilaria que combinasse sustentabilidade, luxo e inovação. Para fazer isso, eles ficaram totalmente livres para dar vida a suas ideias mais criativas, sem as restrições de custo usuais, prazos apertados e requisitos específicos da marca. O acesso à tecnologia mais avançada do setor permitiu que executassem com sucesso suas ideias.

Entre os conceitos apresentados no livro está uma marca de vinho que atrai a energia e a cor do avanço da Argentina em direção à democracia no início dos anos 1980; uma marca de uísque que alia elegância ao reconhecimento da crise da água doce e dos oceanos; um aquavit que presta homenagem às origens vulcânicas da Sicília; e um gin inspirado no icônico programa de televisão dos anos 90 “Baywatch”, com uma miniboia salva-vidas que mede o nível do líquido na garrafa.

INSCRIÇÃO