Os desafios das etiquetas e rótulos para o agronegócio

O agronegócio tem como uma das missões alimentar o mundo, mas isso todo mundo sabe.
Quando falamos sobre agronegócio, logo pensamos no que consumimos no dia a dia: carnes, frutas, legumes, cereais, entre outros itens considerados básicos na nossa alimentação.

Além do que consumimos, o agronegócio movimenta uma importante parcela do mercado não só de consumo, como também o de suprimentos e tecnologia. Alguns dados importantes sobre este mercado: 

  • Ele é considerado um dos principais motores econômicos da América Latina; Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia e Uruguai são reconhecidos como líderes regionais neste mercado, em função do seu clima favorável e da alta diversidade de commodities como soja, milho, café, frutas, carne e aves; 
  • Somente no Brasil, o agronegócio é responsável por mais de 20% do PIB nacional; 
  • Além da produção interna, a região também é responsável pela exportação para diversos países, como os Estados Unidos, a União Europeia e a China; 
  • Apesar de ser um grande motor econômico dos países, o mercado também envolve diversas outras áreas, como a tecnologia, infraestrutura, sustentabilidade, saúde e política.  

Somente na Agrishow 2024, a maior feira de tecnologia do setor da América Latina e uma das maiores do mundo, o volume de intenção de negócios passou dos R$13.500 bilhões de reais. O evento, que conta com instituições financeiras, startups, empresas de tecnologia, fabricantes de maquinários e de insumos agrícolas (defensivos, embalagens, cercas, fertilizantes, sementes, peças, etc.) é realizado há mais de 20 anos e tem como público os diferentes produtores rurais, dos médios aos grandes, focados no cultivo de grandes culturas.

Mesmo sendo um mercado dinâmico, ele enfrenta diferentes desafios. Variações do dólar, mudanças climáticas e governamentais, além de  alterações de insumos, fazem com que o mercado sofra por altos impactos atingindo não só o mercado, como toda a sua cadeia de produção e abastecimento.

Com o crescimento e avanço contínuo do setor, selecionamos algumas das principais tendências deste mercado. Acompanhe:

– Logística: a América Latina é uma das regiões líderes em exportação de produtos do agronegócio para outros países. Dados mostram que esta atividade do mercado representa, aproximadamente, 40% a 50% das exportações totais do Brasil, 10% a 15% das do México e 50% a 60% das da Argentina, desempenhando um papel fundamental no fornecimento global de alimentos e matérias-primas agrícolas. A integridade dos produtos ao longo de todo o processo logístico é um desafio significativo neste mercado, devido às várias etapas extensas e aos diferentes obstáculos enfrentados, como a mudança climática.

– Rastreabilidade: uma das maneiras de garantir a segurança e a qualidade, trazendo confiabilidade aos elos da cadeia, é o trackeamento das informações através da rastreabilidade, desde o início da sua produção até a entrega do produto final ao consumidor.  Para isso, empresas têm adotado, cada vez mais, tecnologias que suportam esta necessidade, como sistemas de rastreamento, NFC e etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência).

Conheça mais o caso de sucesso da Jetrosoft, onde o RFID apoia no rastreamento de caixas de transporte.

– Digitalização e aumento do uso da tecnologia: para obter maior precisão, o mercado passou a investir em tecnologias avançadas para apoiar o produtor. Maquinários, drones, sensores e softwares de rastreamento tornaram-se cada vez mais comuns no campo, ajudando no monitoramento e gerenciamento preciso dos campos e otimizando o uso de recursos como água, fertilizantes e insumos.

– Regulamentações e normas: além da preocupação com a qualidade e segurança para consumo e manuseio, países de todo o mundo têm alterado as suas normas e regulamentações, tanto para comércio interno quanto externo. Além da proteção, essas mudanças também têm como objetivo acessar mercados internacionais e apoiar a segurança ambiental.

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– Segurança: devido ao aumento no custo da produção, houve o aumento da oferta de produtos falsos no campo, o que pode ocasionar problemas de saúde tanto para o produtor quanto para o consumidor final, além das empresas, que podem ter as suas marcas afetadas negativamente e de forma indireta. Por isso, empresas têm optado por soluções que se mostrem seguras ao seu público, como lacres de segurança.

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– Sustentabilidade: uma preocupação global da sociedade, o mercado do agronegócio também tem se adaptado para apoiar essa causa. Empresas e produtores têm estudado e implementado mudanças em seus processos, optando por produtos e serviços com menor impacto ambiental, como bioinseticidas, biopesticidas e culturas rotativas.

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