Afinal, o que é RFID e por que é importante para o meu negócio?

O RFID não é mais visto como um mistério pelas empresas, mas sim como uma oportunidade para o aumento de eficiência e lucratividade. Descubra o que é essa tecnologia e como ela pode alavancar o seu negócio. 

 

 

→O que é RFID?

RFID é a sigla para identificação por radiofrequência, uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar estoques, produtos, processos e serviços sem a necessidade de contato físico. Existem três componentes principais para qualquer sistema RFID:

1) O chip: é o cérebro ou a memória que armazena os dados de identificação.

2) A antena: é o transmissor responsável por encaminhar os dados do chip para o leitor.

3) O leitor: é o controlador responsável por ativar qualquer função que seja necessária, desde o registro de estoque até a emissão de falsificação ou alerta de roubos.

 

→ O que é inlay?

Os inlays são os componentes básicos de uma etiqueta de RFID e são compostos do chip e da antena. Esses dois componentes formam uma unidade integrada que serão ditadas pelos requisitos do usuário final, ou seja, o modo como você usa a tecnologia RFID determinará o tipo de inlay que um conversor precisará.

 

→ Quais os benefícios do RFID?

Agora que você já sabe o que é o RFID e como funciona, você precisa conhecer todos os benefícios que essa tecnologia pode trazer ao seu negócio. 

No setor de saúde, os usuários finais relataram um retorno do investimento de até $4 para cada medicamento rastreado com etiquetas RFID. Até mesmo o negócio de mercearias, onde as margens são a norma, se está descobrindo que a perda de alimentos pode ser reduzida em até 20% usando a tecnologia RFID, representando $22 bilhões em economias em todo o mundo.

 

Os benefícios para o seu negócio são:

> Segurança para impedir roubo, falsificação ou uso indevido de produtos manufaturados.

> Vantagem competitiva para atender às demandas do mercado global por reduções contínuas de custos e melhorias de desempenho. 

> Engajamento para atender às exigências dos clientes por experiências aprimoradas na loja e maior experiência de compra omni-canal devido à disponibilidade do produto.

> Sustentabilidade para reduzir o desperdício relacionado à produção e melhorar a eficiência. 

> Conformidade para garantir que os produtos atendam a padrões regulatórios específicos ou a critérios de desempenho do setor.

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