A pandemia desencadeada pela COVID-19 impulsionou os varejistas a darem um passo adicional a uma oferta omnicanal integral, aproveitando novas oportunidades para gerar vendas online e continuar operando, apesar do fechamento de lojas físicas.
Em vez de focar em canais de vendas isolados, a omnicanalidade busca proporcionar uma experiência fluida e sem fricções, permitindo que os consumidores interajam com a marca de maneira consistente, independentemente se estão comprando em uma loja física, navegando online desde um computador ou celular, ou inclusive interagindo com a marca através de redes sociais.
Estratégia que impulsiona
Os varejistas que aproveitaram essas oportunidades, mantiveram e reforçaram a confiança de seus clientes. A maioria conquistou isso através da adoção de uma oferta omnicanal e buscando tecnologias inovadoras para enfrentar novos desafios operacionais e de gestão de inventário.
Para a estratégia omnicanal, os comerciantes precisam obter informações mais precisas, especialmente no que diz respeito à gestão de seu inventário. Aqui é onde a tecnologia RFID adquire uma importância significativa para aqueles que buscam inovar e melhorar suas vendas.
Etiquetas eficientes e confiáveis
A importância das etiquetas de RFID no contexto da omnicanalidade não pode passar despercebida. Essas soluções têm um papel fundamental no segmento e na identificação de produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde o fabricante até o cliente final.
As etiquetas RFID são elementos-chave para garantir uma gestão de inventário precisa e eficiente. Ao integrar uma etiqueta em cada produto, é possível obter uma rastreabilidade detalhada, o que permite aos varejistas conhecer em tempo real a disponibilidade de seus produtos em armazéns, lojas físicas e centros de distribuição. Isso se traduz em uma maior precisão na hora de oferecer produtos online, evitando decepções por falta do mesmo e melhorando a experiência do cliente.
Evoluindo a economia
As marcas visionárias já estão adotando essa tecnologia e estão experimentando um crescimento em suas vendas sem necessidade de aumentar seu capital de giro. Muitas continuarão melhorando suas vendas online e omnicanal, já que os clientes desfrutarão de uma experiência de compra mais cômoda e terão acesso a uma maior variedade de produtos.
Além de tudo isso, a comodidade e a tranquilidade que a tecnologia RFID oferece permite ampliar a oferta através do comércio eletrônico. Desse modo, as lojas podem se tornar pontos de recoleta sem se preocupar com o estoque de reserva ou o percentual de cancelamento de pedidos, fatores que podem afetar negativamente a satisfação do cliente.
Inventários sem fricções
A tecnologia RFID permite executar o inventário sem interromper as operações normais do comércio, já que as leituras se realizam de forma rápida e não é necessário retirar os produtos da estante. Isso se traduz em uma maior produtividade e uma redução de custos associados com o manuseio do inventário.
Um aliado em todos os mercados
Outro benefício importante das etiquetas de RFID é sua versatilidade na aplicação. Podem ser utilizadas em uma ampla variedade de produtos, desde vestuário até produtos eletrônicos, alimentos e mais. Inclusive essas etiquetas podem ser empregadas no âmbito do comércio eletrônico para otimizar o processo de envio e seguimento de pacotes, que atribui uma maior tranquilidade tanto para os varejistas quanto para os clientes.
As etiquetas e inlays de RFID desempenham um papel indispensável na era da omnicanalidade: proporcionam uma visibilidade sem precedentes sobre o inventário; melhoram a gestão logística e agilizam os processos de venda, o que se traduz em uma experiência de compra mais satisfatória para os clientes e uma vantagem competitiva para os varejistas. A Avery Dennison, como líder inovador no mercado, se encontra sempre na vanguarda das tendências do mercado, com uma equipe de experts sempre disponível para dar apoio aos seus projetos que requeiram tecnologia de RFID.
Quer saber mais?
Clique aqui para receber mais informações sobre as soluções de etiquetas inteligentes da Avery Dennison.
Na Avery Dennison contamos com uma equipe focada em servir aos proprietários de marcas, oferecendo informações, capacitação técnica e soluções que podem ajudar você a escolher um material ideal para sua aplicação e processo. Convidamos você a entrar em contato com nossa equipe de Vendas, Serviço Técnico, Atendimento ao Cliente e/ou Desenvolvimento de Negócios.