Cellr & Avery Dennison: facilitando o cumprimento das novas regulamentações europeias para vinhos

Quais são as novas regulamentações da UE para 2023?

A partir de 8 de dezembro de 2023, a indústria do vinho enfrentará importantes mudanças na União Europeia de acordo com o Regulamento da UE – 2021/2117. As novas mudanças exigem que os rótulos de vinho incluam informações completas e detalhadas, o que representa desafios significativos para as vinícolas no processo de rotulagem. Fique por dentro dos principais pontos da nova regulamentação: 

  • Físico e digital: as novas regulamentações da UE para a rotulagem de vinhos exigem a inclusão de valor energético e ingredientes alergênicos no rótulo físico, também permitem fornecer informações completas sobre nutrição e ingredientes através de etiquetas eletrônicas.
  • Tradução de idiomas: a lei exige que as informações obrigatórias apareçam em um idioma facilmente compreendido pelos consumidores onde o produto está sendo vendido. Além disso, estabelece que os países membros da UE possam especificar os idiomas em que as etiquetas eletrônicas devem ser exibidas.
  • Zero conteúdo de marketing e vendas: até o momento, a legislação se opõe a etiquetas eletrônicas de duplo propósito e estabelece que só podem conter informações obrigatórias, e nenhum conteúdo de vendas ou marketing é permitido.
  • Sem coleta de dados: além de garantir a conformidade com a GPDR (lei de proteção de dados), as etiquetas eletrônicas que atendem aos padrões da UE são proibidas de coletar ou rastrear qualquer dado do usuário.
  • Implicações do não cumprimento: rótulos e etiquetas eletrônicas que não estejam em conformidade estarão sujeitos à remoção de produtos na UE e poderão enfrentar multas. Como referência, as multas atuais e anteriores da GDPR podem chegar a centenas de milhares e milhões de euros.

Como as vinícolas podem garantir o cumprimento dessas novas regulamentações sem comprometer o design dos rótulos?

A implementação das novas regulamentações de etiquetagem da UE apresenta desafios significativos para as marcas relacionadas ao mundo do vinho. O principal desafio é a limitação do espaço no rótulo, que já é dedicado ao conteúdo obrigatório (identidade da marca, denominação e advertências), tornando difícil acomodar informações adicionais sem sobrecarregar o design.

Embora essa situação esteja gerando preocupações na indústria vinícola, a solução da Cellr, impulsionada pela plataforma digital atma.io da Avery Dennison, permitirá que as vinícolas enfrentem esses desafios de maneira eficaz, por meio da introdução de rótulos eletrônicos, conhecidos como “eLabels”.

A Cellr, que também faz parte do programa AD Stretch da Avery Dennison, oferece uma alternativa digital que permite aos consumidores acessar informações completas sobre ingredientes e nutrição de maneira quase automática, com o simples uso de um telefone celular.

A tecnologia como ponte para a evolução

As “eLabels” são uma solução prática para superar o espaço limitado dos rótulos físicos e os requisitos em constante mudança de conformidade. A Cellr, impulsionada pela atma.io, oferece uma plataforma conectada que permite às vinícolas não apenas cumprir os requisitos da UE e fornecer informações dinâmicas do produto, mas também oferecer uma série de vantagens distintas que os levarão a um passo à frente em diferenciação e conectividade.

Se você deseja saber mais detalhes sobre como fazer a diferença e enfrentar essas novas regulamentações, acesse nosso relatório completo clicando aqui.

A implementação dessas novas regulamentações pode parecer desafiadora, mas a Cellr, juntamente com a Avery Dennison, está aqui para ajudar. Com uma solução inovadora, as vinícolas podem cumprir com sucesso as diretrizes de rotulagem da UE, fornecer informações transparentes aos consumidores e manter uma experiência de consumo atraente ao longo do caminho.

Para obter mais informações sobre essa regulamentação, não deixe de entrar em contato conosco escrevendo para: natalia.carro@averydennison.com.

Você conhece a atma.io? Descubra nossa plataforma projetada para ser aberta, facilmente integrada e altamente flexível.

Com a utilização de diferentes ativadores digitais (como as tecnologias UHF RFID, NFC ou até mesmo códigos QR), é possível habilitar todos os eventos a nível de artigo e os dados associados ao produto, que serão conectados à plataforma de ponta a ponta, proporcionando assim um mundo de possibilidades de gestão de informações. Além disso, a loja de aplicativos da atma.io oferece um ecossistema de diferentes aplicativos, projetados para desbloquear todos os casos de uso imagináveis. Agora, os desenvolvedores e parceiros podem se beneficiar desta plataforma para desbloquear novos canais de crescimento comercial.

As empresas podem se beneficiar da capacidade de “se unir” à sua cadeia de suprimentos como nunca antes, e as marcas podem comunicar com precisão como seus produtos são fabricados, além de lançar novos modelos de negócios, como revenda (re-commerce), comércio entre consumidores (peer to peer) e comércio direto ao consumidor.

Você quer saber mais?

CLIQUE AQUI para receber mais informações sobre as soluções sustentáveis da Avery Dennison. Na Avery Dennison, temos uma equipe focada em atender os donos de marcas, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem te ajudar a escolher o material ideal para sua aplicação e processo. Convidamos você a entrar em contato com nossa equipe de Vendas, Serviço Técnico, Atendimento ao Cliente e/ou Desenvolvimento de Negócios.

INSCRIÇÃO