Com o aumento da competitividade no setor e o acesso cada vez mais fácil à informação, o consumidor tornou-se mais exigente. Reinvenção é preciso!
As empresas têm buscado soluções para se diferenciar no mercado e conquistar os consumidores.
Em nosso terceiro webinar da série “Reconstruir o amanhã juntos”, abordamos o tema ReInventar, um dos cinco pilares da campanha de comunicação, que inclui RePensar, ReGenerar, ReSetar e ReDesenhar.
Neste dia, nossos convidados falaram sobre a importância de oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor e como ela influencia na decisão de
compra.
Veja algumas dicas:
1) Use conceitos de neuromarketing
Neuromarketing é o estudo que une o Marketing à Neurociência, analisando as reações do consumidor em relação a uma embalagem, produto ou marca, para identificar seu impacto emocional. Ralph Olthoff, diretor global do segmento de Wine & Spirits da Avery Dennison, afirma que a base do neuromarketing é mergulhar no cérebro do consumidor, para entender como ele pensa e o que ele busca, e traçar estratégias para influenciar em sua decisão de compra.
“Ao escolher uma garrafa de vinho, por exemplo, se ele estiver em dúvida entre duas opções, um rótulo de melhor qualidade e o peso maior da garrafa podem fazer com que ele entenda que aquele produto é melhor”. – afirma.
2) Oportunidade na adversidade
É preciso enxergar oportunidades de adaptação dentro de cenários desafiadores.
Houve uma mudança de comportamento do consumidor, durante a pandemia da Covid-19. Na Europa, com restaurantes e bares fechados na fase de lockdown, inicialmente, a venda de vinhos caiu drasticamente, gerando um grande estoque nas vinícolas. “Os fabricantes passaram a investir mais nos rótulos, tornando seus produtos mais atraentes nas prateleiras de supermercados e e-commerces, que se tornaram os principais canais de venda. O consumidor, por sua vez, reduziu os gastos com restaurantes, fazendo suas refeições em casa, e passou a investir em vinhos de melhor qualidade e mais caros”, comenta Ralph.
3) Tecnologia é a mãe da inovação
Com o avanço da tecnologia, as etiquetas RFID (identificação por radiofrequência) e NFC (comunicação por aproximação) estão ganhando novas aplicações.
Entre os principais benefícios, o RFID permite às empresas ampliar a rastreabilidade de seus produtos, contribuindo para melhorar a eficiência e aumentar a visibilidade em toda a cadeia produtiva. Sua utilização possibilita uma gestão precisa dos estoques, com melhor controle de qualidade e da validade dos produtos, além de otimizar a distribuição e possibilitar o acompanhamento das entregas em tempo real, assim como o planejamento de rotas, com um rastreamento logístico de ponta a ponta.
Segundo Amir Khoshniyati, head de negócios NFC da Avery Dennison na América do Norte, as etiquetas NFC oferecem benefícios que vão muito além dos meios de pagamento. “Essa tecnologia proporciona proteção da marca e engajamento do consumidor. Ela permite novas experiências, com maior interação e acesso a informações sobre autenticidade do produto, storytelling da marca, review do item com suas características”.
4) Consumo com propósito
Para Yonathan Lapchik, CEO da Suku World, empresa de tecnologia especializada em soluções para gerenciamento de cadeias de suprimentos, o consumidor está cada vez mais consciente em relação ao que está comprando.
O especialista comenta, ainda, que as funcionalidades são ilimitadas com a tecnologia NFC. “Ao lançar um short sustentável, feito com tecido à base de resíduos plásticos retirados do mar, uma marca de roupas pôde transmitir, pela etiqueta eletrônica, informações sobre a matéria-prima utilizada e o índice de carbono gerado na produção, entre outros dados que comprovam a sustentabilidade do produto.
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