A busca é por melhores soluções sustentáveis, contudo, as empresas não podem abrir mão de encantar as pessoas com embalagens atraentes, que transmitam os valores da marca e que se destaquem em meio às concorrentes. A boa notícia é que beleza e redução de impacto ambiental não são características necessariamente antagônicas.
Rótulos autoadesivos, dentre as soluções de decoração de embalagens, destacam-se por sua grande versatilidade e pelas inúmeras possibilidades de acabamentos e recursos gráficos que oferecem aos brand owners. Além de serem grandes aliados das marcas para criar destaque nas prateleiras, são altamente eficientes no processo de rotulagem e viabilizam ganhos significativos nas linhas produtivas.
Quando o objetivo é melhorar o desempenho ambiental das embalagens, cada aspecto do processo deve ser levado em conta. No caso de etiquetas e rótulos autoadesivos, as contribuições podem vir de inúmeras maneiras.
O primeiro passo a dar é buscar a especificação correta. Rótulos que não têm o desempenho técnico adequado – descolando, por exemplo, antes mesmo de chegarem ao ponto de venda – tendem a fazer o produto encalhar nas prateleiras, causando um primeiro foco de desperdício de recursos (e de perda de receitas). Para isso, convém envolver os fornecedores desde o início do projeto, avaliando as tecnologias disponíveis mais recentes e desenvolvendo as soluções sustentáveis mais apropriadas. A equipe da Avery Dennison está à disposição dos brand owners para isso.
Além do aspecto da performance em si, contudo, há outras vertentes que podem ser analisadas. Primeiro, as relacionadas com a produtividade das linhas. Estruturas mais finas (considerando-se o agregado de frontal, adesivo e liner) por si só já reduzem o volume de materiais consumidos. Mas as soluções sustentáveis não param aí, pois com construções mais delgadas é possível acomodar mais rótulos por bobina, melhorando a eficiência no transporte e diminuindo as paradas de máquina necessárias para as trocas de bobina no processo de rotulagem. Isso ajuda a explicar o grande avanço recente dos liners de filme na indústria de rótulos autoadesivos.
Outro caminho interessante a analisar é a troca de embalagens com decoração direta (como serigrafia, por exemplo) por opções decoradas com autoadesivos. Além da redução de áreas de estocagem, da otimização no transporte e da maior flexibilidade no processo produtivo, há potenciais ganhos visuais que não devem ser desconsiderados. Essa estratégia permite, por exemplo, que se utilize um único frasco para todos os itens de uma determinada linha, diferenciando-os com os rótulos, podendo-se até eliminar o uso de masterbatches coloridos, que são um fator de dificuldade adicional no processo de reciclagem das embalagens.
Pode-se chegar a um menor impacto ambiental, também, com a escolha dos materiais com que os rótulos são produzidos. A Avery Dennison, nesse sentido, trabalha em duas frentes: de um lado, procura buscar sempre suprimentos oriundos de fontes responsáveis, como biopolímeros, materiais biodegradáveis e compostáveis, e papéis com certificação de manejo florestal. Por outro, olha para a cadeia das soluções sustentáveis, como a reciclagem, procurando incorporar resíduos recuperados em suas estruturas, e disponibilizando itens em seu portfólio que possibilitam ou melhoram a reciclagem das embalagens após o seu descarte.
Produtos Sustentáveis
- Portfólio “Think Thin”
A redução de materiais é uma das soluções sustentáveis e permite menor extração dos recursos da natureza e consequentemente, menor quantidade de resíduos gerados. Um frontal de polipropileno de 50 micra, por exemplo, pode passar a ter 40 micra, assim como um liner PET 30 micra pode ser reduzido para 23 micra, sem prejudicar o desempenho do material. Além de manter qualidade, tais produtos possuem menor pegada de carbono por usarem menos recursos naturais, e contribuem para a eficiência operacional, uma vez que existem mais etiquetas por rolo, reduzindo o tempo de parada e o volume de produto no armazenamento e transporte.
- Materiais FSC
No portfólio de produtos da Avery Dennison, 100% dos produtos nacionais com frontal papel possuem certificação Forest Stewardship Council ®️ (FSC), sistema de certificação florestal mais rigoroso e confiável, que garante que os materiais à base de papel são de origem de florestas responsáveis e bem gerenciadas. Como uma das soluções sustentáveis a certificação FSC® possibilita rastrear as diferentes fontes de produtos provenientes de florestas certificadas e garantir que empresas da cadeia de suprimentos não misturem suas origens.
Outros exemplos de fontes responsáveis que contribuem para a Economia Circular são produtos feitos a partir de uma base biológica, tais como:
- Bio-based PE
- Produzido a partir do etanol e do bagaço da cana-de-açúcar;
- Conteúdo de base biológica muito alto;
- Disponível na versão branca (80%) e transparente (95%).
- Marble Base
- Produzido a partir de carbonato de cálcio derivado de resíduos de mineração do mármore e polietileno de alta densidade (PEAD);
- Frontal com 80% de carbonato de cálcio derivado de resíduos de mineração de mármore e até 20% de PE reciclado;
- Certificação Cradle to Cradle (C2C) Silver para frontal;
- Aprovado para uso em alimentos úmidos, não ácidos e alimentos gordurosos;
- Sem árvores, sem uso de água ou água sanitária.
- Biodegradáveis e Compostáveis
- Diferentes combinações de frontais e adesivos que podem ser reintroduzidos na natureza;
- O adesivo compostável S9500 possui o certificado “OK Compost” de acordo com regulamentos EN13432 para compostagem industrial;
- Aprovação direta para contato com alimentos secos e não gordurosos.
- Cane Fiber
- Frontal feito com, no mínimo, 90% de bagaço de fibra (cana de açúcar);
- Uma alternativa orgânica e renovável.
Materiais com conteúdo reciclado são uma excelente opção em soluções sustentáveis para convertedores e proprietários de marcas – tudo sem comprometer o desempenho:
- Liner rPet1 e rBG2
- O liner PET PCR contém 30% de resíduo pós-consumo reciclado e 70% de resina PET virgem;
- Liner Glassine Reciclado (rBG): 30% de conteúdo reciclado fabricado com resíduos pós consumo (Post Consumer Waste).
- Frontal rPE3 e rMC4
- Primeiro polietileno reciclado da indústria;
- rPE: 30% de conteúdo reciclado fabricado proveniente de frascos PE pós-consumo (Post Consumer Waste);
- rMC: 30% de conteúdo reciclado fabricado com resíduos pós consumo (Post Consumer Waste).
- Crush Range
- Frontal feito com 15% de resíduos orgânicos e 40% de resíduos pós-consumo;
- Aparência natural e destaque em gôndola;
- Resíduos de frutas cítricas, uva ou cevada, construindo uma história de economia circular.
- Fleury
- Frontal papel “madeira” com 30% a 65% de conteúdo reciclado;
- Aparência artesanal e apêlo em gôndola.
- Frozen Pearl
- Papel prateado perolado com efeito cintilante branco/azul;
- Feito com 40% de fibras pós consumo.
- Naturel & Granit Blanc
- Feito com 100% de fibra reciclada;
- Com pigmentos naturais;
- Papéis brancos com 95 g/m2 com acabamento em feltro leve e relevo.
No processo de reciclagem de embalagens, o rótulo autoadesivo muitas vezes compromete a eficiência do processo, devendo ser separado, visando o mínimo de contaminantes. A separação correta reduz problemas operacionais e gera uma resina mais pura que seja capaz de gerar novas embalagens com qualidade igual às originais. A tecnologia Clean Flake foi desenvolvida como uma alternativa para possibilitar que o frontal e o adesivo do rótulo se soltem completamente de embalagens PET durante o processo de reciclagem comum, propiciando um conteúdo reciclado limpo e com alta qualidade.
- Clean Flake
- Separação limpa do rótulo x garrafa PET durante o processo de reciclagem padrão;
- Possibilita PET reciclado com qualidade alimentar;
- Aparência atrativa, = alto apelo em gôndola, sem dúvida de escolha;
- Disponível com liner rPET.
- Wash Off
- Facilita remoção do rótulo de garrafas retornáveis;
- Desempenho de lavagem comprovado em lavadoras de garrafas convencionais (+65℃);
- Sem resíduos de adesivos na garrafa ou na lavadora;
- Material de rótulo transparente que não é afetado em ambientes úmidos.
- Glass Recycling
- Melhora a qualidade e disponibilidade de vidro reciclado;
- Proporciona excelente clareza do vidro para rótulos “no label look”;
- Separação do autoadesivo das partículas de vidro possibilitando uma reciclagem de vidro limpa.
Além de transformar resíduos em novos produtos, outro modelo de negócio é focado na durabilidade e aumento da taxa de utilização dos produtos, possibilitando ainda um menor uso de energia, uma vez que o mesmo material permanece num ciclo durante mais tempo sem aumentar a produção.
- Multicycle
- Construção única e permanente de rótulo autoadesivo para embalagens de cerveja e bebidas que suporta mais de 30 ciclos de vida do produto;
- As etiquetas Multicycle duram a vida útil da garrafa, pois proporcionam benefícios ambientais significativos: redução do uso de substratos, tinta, transporte e consumo de energia.
Cada vez mais a demanda por soluções sustentáveis aumentam e por isso a importância de estar acompanhando todas essas evoluções fazem a diferença em seu negócio.