Rótulos e etiquetas removíveis: funcionalidades e impactos na experiência de consumo

Fato que acontece inúmeras vezes todos os dias: quem nunca comprou um item de cozinha e, no momento da retirada da etiqueta de identificação, o adesivo resistente simplesmente não saiu? O processo para sua retirada envolve água e sabão, alguma esfregação e uma experiência de consumo nada agradável. A situação piora quando falamos, por exemplo, de etiquetas de ponto de venda em um eletrodoméstico novo, como uma geladeira. O produto pode ser danificado, comprometendo sua integridade visual. Isso se reflete de forma negativa na experiência do consumidor e na imagem do produto. Desta forma, buscaremos explicar a importância da seleção de etiquetas removíveis corretas, que impactam na experiência do consumidor.

Experiência de consumo ruim pode comprometer a marca!

O rótulo pode ser uma pequena parte de um produto, mas é responsável por um grande impacto quando falamos de experiência de consumo. Um estudo conduzido pela Avery Dennison envolvendo mais de 800 usuários finais nos Estados Unidos confirmam o quão popular este problema ainda é. Entre dez pessoas, oito relatam que têm dificuldade em remover rótulos ou etiquetas (assista o vídeo aqui).

  • 81% dos pesquisados tiveram dificuldade de retirar a etiqueta do substrato.
  • 53% disseram que as etiquetas deixaram um resíduo pegajoso.
  • 82% disseram que se sentiram frustrados no momento em que retiravam a etiqueta do produto. 

Referência: Pesquisa realizada em fevereiro de 2017 pela empresa Ipsos em parceria com a Avery Dennison.

As frustrações para o consumidor se tornam cada vez mais comuns e a escolha do adesivo errado pode prejudicar a percepção do uso do produto recém adquirido e da própria marca.

Porque isso acontece? 

Não restam dúvidas do impacto nos consumidores quando experienciam rótulos ou etiquetas removíveis aplicados inadequadamente, especialmente quando removabilidade limpa e fácil  é um requerimento. A escolha de um autoadesivo incorreto ou não-testado pode causar desde uma frustração temporária até sérios danos à reputação marca, inclusive financeiros. 

Embora muito utilizados por diversos segmentos do mercado, rótulos e etiquetas removíveis permanecem pouco compreendidos pela maioria. A abordagem generalista dessas etiquetas são muito comuns, com a premissa de que “o mesmo produto pode ser adotado em todas as aplicações (one-size-fits-all)”. E, muitas vezes, também procuramos pela “melhor etiqueta removível”, sem levar em consideração uma série de fatores que poderão influenciar a remoção limpa do adesivo. 

Fornecedores e Brand-owners que possuírem recursos e os conhecimentos necessários em soluções removíveis, podem trazer incríveis vantagens competitivas, proporcionando um aumento na percepção de qualidade e uma boa experiência de consumo aos usuários finais.

Nosso objetivo com este post é ajudá-los na identificação dos principais fatores que podem influenciar na performance de um produto autoadesivo removível. Com isso, buscaremos suportar os Brand-Owners no processo de seleção e identificação da aplicação, assim como os convertedores para selecionarem os produtos que mais se adequem às necessidades de aplicação de seus clientes.

Onde adesivos removíveis são utilizados?

Etiquetas removíveis são comercializadas em diversos formatos e tamanhos, e são aplicadas em muitas superfícies distintas, para diferentes razões e períodos de tempo. Elas fornecem informações de tracking, preços, identificação de produtos e até mesmo informações promocionais. Alguns rótulos removíveis participam de forma integral na atratividade do produto nos pontos de venda. O que todas essas etiquetas têm em comum, é a característica de facilitar sua própria remoção, sem deixar resíduos no substrato de aplicação, quando não são mais necessárias.

Como exemplos de aplicação, podemos citar: 

  • Ações de promoção/varejo (tags de preços, jornais, revistas e livros);
  • Adesivos e etiquetas removíveis de proteção e informação de itens eletrônicos no ponto de venda (etiquetas ENCE);
  • Etiquetas de vestuário;
  • Administração;
  • Etiquetas para ship-and-track;

Como entender e buscar uma solução correta?

O primeiro passo para selecionar um autoadesivo removível correto para uma determinada aplicação (fit-for-purpose) é compreender que as etiquetas removíveis podem ser um tema crucial de operacionalidade e de percepção de valor da marca pelos usuários finais, e que não devem ser escolhidas sem critério ou análise de todos os envolvidos. Algumas marcas já estão levando a removabilidade dos rótulos autoadesivos muito mais a sério. Como um exemplo, um grande varejista global tem trabalhado recentemente em conjunto com a Avery Dennison para desenvolver e lançar especificações globais de adesivos removíveis. Todos seus fornecedores (muitos deles aplicam os rótulos durante o estágio produtivo), em breve, serão requeridos a estarem em conformidade com essas especificações. Desta forma, os rótulos estarão consistentes e aplicados corretamente. As especificações cobrem um alto range de fatores, desde substratos de aplicação até requerimentos mínimos e máximos de tack e dispensamento. 

O segundo passo é demonstrar à vocês que a remoção não é uma arte misteriosa, mas sim algo que pode ser especificado previsivelmente dadas as informações e recursos corretos. Isso inclui monitoramento regular – o que funcionou na última aplicação, não necessariamente funcionará nesta nova, isso acontece porque pequenas mudanças nas características que envolvem a aplicação podem ser importantes durante a especificação. Além de uma análise minuciosa ser a chave, a construção para a melhor escolha das etiquetas removíveis depende do entendimento completo de todos os fatores abaixo:

O substrato: o substrato de aplicação é a superfície sobre a qual o rótulo será aplicado, por exemplo: vidros, cerâmicas, madeiras, aços ou plásticos, para nomear alguns. Algumas superfícies podem ser mais desafiadoras para a adesão da etiqueta, como plásticos de baixa energia superficial, e podem demandar adesivos diferenciados. Além disso, o formato, a rugosidade e a limpeza da superfície devem ser conhecidos – a superfície é reta ou curva, texturizada ou corrugada?

Gostaria de entender melhor sobre energia superficial de substrato?

O Frontal: a força interna ou a baixa resistência do frontal são fatores primordiais para a removabilidade final. Maiores resistências garantem um melhor grau de remoção e podem prevenir o rasgo do frontal autoadesivo. 

Vulnerabilidade de dano: substratos não devem ser danificados pela remoção das etiquetas. Permita que a etiqueta cumpra seu papel de comunicar, sem deixar resíduos no substrato. Uma garrafa de vidro pode suportar uma tentativa de remoção de resíduos com a unha, mas uma superfície sensível como uma tela de TV, requer uma etiqueta que seja removida com quase nenhuma força.

O período que a etiqueta deverá permanecer na superfície: as etiquetas removíveis que permanecem aplicadas por muito tempo pode demandar adesivos diferentes devido às propriedades de envelhecimento ou a susceptibilidade do substrato de segurar resíduos de adesivo após a remoção.

Exposição ao ambiente: fatores ambientais como exposição aos raios UV, à produtos químicos, umidade e temperaturas extremas podem potencialmente afetar as etiquetas autoadesivas. Aplicações de etiquetas removíveis expostas à pressão gerada pelos fatores acima, precisam de composições de adesivos e frontais apropriados para suportá-los. Longa exposição UV pode afetar a removabilidade e, no pior dos casos, danificar produto etiquetado.

Selecionando a construção correta da etiqueta autoadesiva

Selecionar a combinação mais apropriada de adesivo, frontal e liner começa com o entendimento da aplicação final. A imagem abaixo nos mostra, de forma simples, os principais problemas que podem acontecer de acordo com as características de dois fatores cruciais da aplicação: Adesividade final e Substrato. 

Neste caso, a superfície texturizada do substrato é crucial na definição e escolha do adesivo correto para a aplicação. Já o nível de adesividade final dependerá também de fatores como o tamanho da etiqueta e os requerimentos de testes demandados.

Principais pontos de atenção na seleção de um autoadesivo removível

Rasgamento do Frontal

A remoção das etiquetas requer uma certa quantidade de força. Se essa força for maior que a resistência interna de um material, no caso um frontal, o rótulo pode rasgar, o que ocorre frequentemente quando um adesivo permanente é usado como uma solução removível. Diversas opções de etiquetas removíveis com adesão final mais baixa estão disponíveis para resolver este problema, alternativamente um frontal filme ou papel reforçado poderia ser considerado, oferecendo aumento de resistência. 

Resíduos de adesivo

Se um adesivo tiver uma interação mais forte com o substrato do que com sua própria estrutura, resíduos de adesivo se manterão após a remoção. Isso geralmente acontece em superfícies lisas (Smooth surfaces) com alta energia superficial como vidros, porcelana e aço (onde um adesivo pode aderir facilmente). A solução é usar um adesivo com baixa adesividade final, alta interação com o material que compõe o frontal ou uma força de coesão maior do próprio adesivo. 

Leves manchas no substrato (Ghosting)

Diferente dos resíduos de adesivo, ghosting não significa que resíduos de cola foram deixados para trás, apenas uma marca visível a olho nú. Isso ocorre quando partículas na etiqueta ou no substrato migram entre si, como óleos ou surfactantes. Isso é mais comum em substratos que são porosos de natureza, como madeira, a qual pode agir como uma esponja para esses componentes ou que permitem reações químicas. Devido à vasta variedade de coatings e tratamentos químicos de diferentes substratos, a resposta está na seleção da opção de adesivo correta e tecnologias para esta aplicação em particular.

Remoção limpa, depende da seleção do material

Acima de tudo, a implementação bem sucedida das etiquetas removíveis dependem do suporte técnico adequado, tanto quanto da seleção correta dos materiais. A Avery Dennison oferece múltiplas tecnologias de autoadesivo, com um range de adesivos removíveis convencionais e específicos para determinadas aplicações. Isso entrega as opções necessárias para garantir uma boa adesão e remoção limpa em uma vasta quantidade de substratos. Os autoadesivos da Avery Dennison estão disponíveis em diversos tipos de papéis e filmes, além de disponibilizarmos nossos técnicos para todo tipo de suporte, não apenas durante a seleção dos materiais, mas também durante o processo de homologação e teste.

Ainda tem dúvidas?

A Avery Dennison possui uma equipe focada no atendimento a Brand-Owners, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem auxiliar na escolha de um material ideal à sua aplicação e processo. Se precisar, estamos à disposição, nossa equipe está pronta para oferecer uma assessoria sem compromisso.

INSCRIÇÃO