Por que a América Latina precisa de uma abordagem mais regionalizada para a inovação

Ronaldo Mello, nosso vice-presidente e gerente geral América Latina, compartilha sua perspectiva sobre inovação em condições regionais complexas e por que soluções localizadas são necessárias para abordar a sustentabilidade na indústria de embalagens e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do consumidor.

Como um mercado emergente, a América Latina está cheia de potencial do ponto de vista da inovação. Por um lado, somos ágeis o suficiente para realizar experimentos ousados e, por outro lado, temos o tamanho para dimensionar nossa inovação e impulsionar o setor em um ritmo muito mais rápido. É por essa ambição e capacidade que a região se tornou uma fronteira de crescimento para muitas indústrias.

Acelerando a inovação


Com o lançamento do programa AD Stretch, a decisão de focar na América Latina e na Ásia foi tomada com uma intenção clara. Até agora, a inovação global foi dominada pelas necessidades do Ocidente, deixando o resto do mundo sem representação. Isso também significa que startups regionais menores passaram despercebidas, dando-nos a oportunidade de descobrir algumas joias escondidas em nossa região.

Otimizado para inovar


Nossa força nessa região é a agilidade, tivemos que ser adaptáveis e compatíveis com múltiplas variáveis desconhecidas para lidar com uma geografia tão exigente e um clima político em constante mudança. Onde muitas regiões lutam com medo do desconhecido, nossa cultura foi construída para aceitar obstáculos para ter sucesso. É através do nosso conforto com o processo de testar, falhar, recuperar e melhorar que estamos perfeitamente preparados para inovar.

O que faltou no passado é a infraestrutura ou processo para se conectar com os tomadores de decisão e impulsionar a inovação em escala global. No entanto, entendemos as complexidades de nossa própria região e identificamos as áreas que requerem nossa atenção imediata.

É por meio do AD Stretch que buscamos aprofundar esse entendimento, aprendendo rápido, colaborando externamente e impulsionando uma mentalidade inovadora para enfrentar os principais desafios do nosso setor. Tudo isso com o objetivo de melhorar a função da embalagem, para melhor se conectar com os clientes e desenvolver a experiência do consumidor. Enquanto isso, devemos responder à crescente necessidade de soluções mais sustentáveis e adotar ainda mais a tecnologia inteligente que melhorará a rastreabilidade e a transparência.

Necessidade regional vs. uma abordagem global


Ao questionar a necessidade de uma abordagem localizada, é importante reconhecer o papel que o viés geográfico deve desempenhar. Quando o mundo oferece soluções para os maiores mercados, muitas vezes elas são voltadas para o Hemisfério Norte. No entanto, as necessidades do Hemisfério Sul são diferentes. Nossa infraestrutura, nosso clima, nossa geografia, tudo exige uma abordagem específica com a necessidade, se você quiser, de “tropicalizar” as soluções. Em outras palavras, algo que funciona para o mercado suíço, holandês ou alemão não se traduz necessariamente no México, Brasil ou Argentina. O Brasil, como o maior país da região ,com 230 milhões de habitantes, tem massa crítica própria para justificar tal abordagem.

Também diferimos em termos econômicos de nossos pares do Hemisfério Norte. Se falarmos com os consumidores na Europa, provavelmente há uma disposição de pagar mais pela opção sustentável, enquanto na América Latina buscamos a paridade de preços. Isso não significa que não nos importamos com o meio ambiente, muito pelo contrário, vivemos em uma região que enfrenta a dura realidade da degradação ambiental todos os dias e somos apaixonados pelo nosso compromisso com a sustentabilidade. No entanto, falta-nos o poder de compra coletivo e buscamos acessibilidade para aumentar o acesso para todos.

Soluções que definem a indústria


São essas complexidades que devemos entender ao abordar soluções inovadoras. Quando entramos no campo de aceleradores, uma consideração importante era criar uma troca mutuamente benéfica, por meio da qual apoiamos uma empresa à medida que ela passa pela fase de startup. A parceria com uma corporação tem vários benefícios, principalmente neste caso para acelerar o crescimento de startups, especialmente no espaço de sustentabilidade. Combinar a velocidade, agilidade e paixão de uma startup com a experiência, os recursos e a compreensão do mercado de uma corporação nos permite atingir nossas metas de sustentabilidade mais rapidamente.

O AD Stretch foi concebido a partir do desejo de aprender, melhorar o processo pelo qual inovamos e fornecer soluções para o setor que funcionem regionalmente. Temos que desenvolver com o mercado em mente e, adotando uma abordagem de acelerador regional, estamos possibilitando um resultado direcionado que resolverá desafios reais já vivenciados, em vez de uma abordagem única, independentemente de onde no mundo vem a inovação.

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