Greenwashing: saiba o que é e os principais perigos para o mercado

O meio ambiente tem sido um tema de preocupação não só do mercado como também de políticos e de toda a sociedade. Por isso, a sustentabilidade é uma das principais pautas de discussão nas empresas e congressos, com foco em como eles podem atuar mais ativamente neste tema.

Contudo, não são só por demandas sociais e governamentais que as empresas têm destacado este tema. Atualmente, portfólios que apresentam produtos com menor impacto ambiental ou que estão ativamente ligados à economia circular têm se destacado no mercado, principalmente por ser um tema de preocupação frequente.

Para aproveitar esta nova tendência e um mercado que é pouco explorado, algumas empresas acabam praticando o famoso GREENWASHING, intencionalmente ou não, onde divulgam informações errôneas para criarem um diferencial que não possuem.

Para ajudá-lo, preparamos um rápido guia para entender as informações que são divulgadas:

Afinal, o que é Greenwashing? Trata-se de uma prática em que empresas afirmam, de forma exagerada ou enganosa, sobre um impacto ambiental positivo dos seus produtos, serviços ou processos produtivos.

Quais são os riscos de se praticar o Greenwashing?
As empresas têm procurado, cada vez mais, oferecer aos seus clientes soluções mais sustentáveis e com menor impacto ambiental, ao passo que, quando ele é divulgado erroneamente como sustentável, pode confundir o consumidor, categorizando-se como marketing enganoso e, além de impactar negativamente na cadeia, também impactará negativamente no mercado e na imagem da empresa.

Exemplo: quando uma empresa é divulgada como ecológica, porém a sua produção ainda possui processos prejudiciais ao meio ambiente.

Como identificar as empresas que estão praticando greenwashing?

– Pesquise sobre a empresa: faça buscas e procure se a empresa tem histórico de práticas sustentáveis. Além do site próprio da empresa, pesquise em sites confiáveis, veículos da imprensa e opiniões terceiras. Isso irá lhe ajudar a tomar a decisão de confiar ou não na empresa. 

– Conheça as empresas certificadoras: nos últimos anos, surgiram diferentes tipos de órgãos, certificações e aprovações no mercado, que atestam e comprovam as informações e processos de qualidade da empresa. Se você está em dúvida sobre o que significa cada uma das aprovações que a empresa possui ou dados do que ela está divulgando, pesquise o que eles significam e quais são os ganhos ambientais reais.

 Analise o mercado: revise o que o mercado está praticando, as informações que estão sendo comunicadas e as suas fontes. As informações são muito diferentes umas das outras? Quais meios estão sendo utilizados? Quais as suas fontes? Faça pesquisas e double-checks.

– Termos muito amplos: com o passar dos últimos anos, a tecnologia e a amplitude das informações possibilitou com que as empresas divulgassem o que e como estão contribuindo para diminuir o impacto ambiental. Além disso, em alguns casos, os consumidores têm a possibilidade de rastrear o que consomem, desde a origem até o seu descarte, o que permite com que as empresas divulguem, exatamente, no que o seu produto e/ou serviço impactam no meio ambiente. Quando há termos muito amplos como “eco-friendly”, “amigo do meio ambiente”, entre outros, pesquise: afinal, por que  ele é amigo do meio ambiente? O que ele faz para que ele ganhe este termo? Quais são as provas para alcançar este termo?

– Seja amigo da rastreabilidade:
como citado anteriormente, a tecnologia possibilitou que os consumidores entendessem a cadeia de produção, fornecimento e descarte do produto ou serviço que consomem, e as empresas têm atuado para deixar as suas informações cada vez mais transparentes e de fácil acesso. Contudo, muitas empresas têm divulgado que os seus produtos e serviços são eco-friendly, porém o seu processo de produção se mantém o mesmo e ainda continuam impactando de forma negativa o meio ambiente. Para prevenir, pesquise os processos de produção das empresas e saiba como elas impactam não só na solução oferecida ao mercado, como também como têm apoiado a sustentabilidade como um todo, incluindo o meio ambiente e a sociedade.

Ficou com alguma dúvida?

Conte com o time de sustentabilidade e especialistas de mercado da Avery Dennison para seguir as melhores práticas e utilizar as melhores soluções sustentáveis promovidas pelo

INSCRIÇÃO