A tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) revolucionou a gestão das cadeias logísticas, permitindo maior eficiência no monitoramento e controle dos produtos em toda a cadeia. Essa tecnologia está se tornando fundamental para o futuro da logística e gerenciamento de estoque na era digital. Para aprofundar um pouco mais nesse tema, contamos com a participação de Fabiana Wu, Gerente Regional de Vendas de RFID, que nos ajudou a esclarecer algumas dúvidas do mercado.
Quem é a Avery Dennison e quais são as soluções da empresa para logística e cadeia de suprimentos?
A Avery Dennison é uma empresa global com forte presença regional, dedicada à fabricação de materiais autoadesivos e soluções de identificação. Nossos produtos são usados em quase todas as principais indústrias e podem ser encontrados em uma ampla variedade de produtos finais e aplicações.
Agora, se focarmos em RFID e nossa gama de soluções de etiquetas inteligentes, posso dizer que somos um fornecedor confiável que ajuda a criar segurança em um mundo revolucionado pela digitalização. Isso porque acreditamos profundamente que um mundo conectado pode ser um mundo melhor, cheio de maiores possibilidades e melhorias.
Avery Dennison Smartrac oferece uma combinação de 360° de possibilidades. Isso porque possuímos tecnologias inovadoras de identificação digital que autenticam a história dos produtos, proporcionando, entre outras vantagens, soluções de rastreamento, estoque, eficiência operacional e encontros mais enriquecedores com os consumidores. Também fornecemos suporte técnico de alto nível e nossas equipes se caracterizam por acompanhar clientes e parceiros de maneira abrangente, sem negligenciar nenhuma das diferentes etapas a seguir nos projetos envolvidos. Este grupo de trabalho especializado tem a experiência necessária para entender os desafios das marcas, identificar as melhores práticas para a implementação da solução, conduzir os testes especiais, fazer ajustes finais e conduzir o acompanhamento do projeto de ponta a ponta
Em resumo, somos um facilitador que percorre toda a cadeia de suprimentos inteligente, da fonte à casa, revelando novas possibilidades e abrindo olhos e mentes.
Você pode citar um exemplo de sucesso que aplica suas soluções à logística?
Temos vários casos de sucesso globalmente, mas um muito importante em nossa região foi o que implementamos com o Grupo Boticário, uma importante empresa no Brasil relacionada a produtos de beleza. A marca buscava melhorar a rastreabilidade de ponta a ponta em sua cadeia de suprimentos cada vez mais complexa. Nesse sentido, trabalhamos em conjunto com outros parceiros na implementação de todo um esquema de RFID. Os resultados refletiram uma redução de até 97% nas faltas de produtos, um aumento superior a 50% na identificação de faltas ocultas de produtos, uma redução de 14% na mão de obra e um aumento na receita total da empresa. Essa situação marcou um antes e um depois na história da marca.
Em resumo, podemos dizer que, graças à implementação da tecnologia RFID e ao trabalho minucioso das nossas equipes, conseguimos uma melhoria substancial em conceitos-chave como: agilidade, visibilidade, precisão, redução de desperdícios, redução de perdas de vendas, otimização de tempo e consumo e experiência.
Como é possível promover cadeias de abastecimento mais responsáveis, eficientes e sustentáveis?
As possibilidades estão diretamente ligadas à redução de perdas, precisão de estoque, visibilidade em tempo real da cadeia de suprimentos e eficiência operacional de ponta a ponta. Mas isso não para por aí. O limite pode ir muito além dessas opções se usarmos essa tecnologia de forma inovadora. O telhado é nossa própria criatividade.
Seguindo essa linha, posso citar rapidamente um dos nossos últimos casos na região, que desenvolvemos em conjunto com a Algramo, no Chile. A empresa, que desde 2013 trabalha constantemente para implementar um novo modelo de negócio mais sustentável e inteligente, chegou a um ponto de evolução em que precisou dar um salto tecnológico para alcançar o sucesso.
Em síntese, a ideia era evoluir o funcionamento do seu esquema de vendas (focado em evitar o desperdício, promover a circularidade e proporcionar um melhor consumo às pessoas) utilizando novas tecnologias capazes de massificar a implementação do seu sistema. Nesse sentido, e mergulhando em conceitos relacionados à economia circular, a modalidade de distribuição e aquisição de produtos foi totalmente redesenhada, implementando tecnologia RFID de ponta e soluções móveis que possibilitaram uma nova interação consumidor/produto.
A Algramo não apenas conseguiu implementar um esquema de vendas inovador, mas também se aproximou de seus clientes como nunca antes. Agora eles têm visibilidade logística de todos os seus dispensários, de quem compra, quanto compra e onde compra. Também conhecem o ciclo de vida de cada uma das suas embalagens reutilizáveis, etc. Por outro lado, o usuário, graças ao uso de um aplicativo, pode ter pleno conhecimento de seus movimentos, acessar informações especiais, solicitar recargas e muito mais.
Esse caso nos mostra que a digitalização das empresas já é uma realidade. Graças à tecnologia RFID, as empresas agora podem ser mais sustentáveis e eficientes e, ao mesmo tempo, podem ter um relacionamento mais próximo dos clientes. Ou seja, podem oferecer a eles um atendimento mais exclusivo e personalizado, melhorando muito a experiência do usuário.
O que a Avery Dennison pode oferecer para apoiar startups e novas empresas na cadeia de suprimentos?
Como empresa, reconhecemos que existem desafios no mundo onde a tecnologia tem potencial para resolver e ajudar a gerar novos e melhores esquemas de trabalho. Sob essa visão, nos consideramos um facilitador de soluções que promovem a tecnologia como um bem para todos. As nossas equipes especializadas, o nosso desenvolvimento tecnológico e o nosso espírito inovador são ferramentas que nos ajudam a criar novas possibilidades com um claro sentido de propósito: melhorar a realidade em que vivemos e assim alcançar um mundo mais conectado, mais harmonizado e mais sincronizado.
Nesse sentido, estamos abertos a apoiar as empresas com nossa expertise (temos o apoio da equipe global independentemente de onde estivermos) e buscamos trabalhar de forma colaborativa, com grandes e pequenas empresas, startups, associações, etc., para encontrar a melhor solução para cada problema de forma personalizada.
Um exemplo que mostra o quanto estamos comprometidos com a colaboração do nosso ecossistema: em 2022 lançamos o “AD Stretch”, um programa pioneiro no setor com o interesse de buscar e promover novas empresas com soluções inovadoras que se encaixem nos desafios regionais do mundo atual.
Especificamente para a América Latina, foram selecionadas quatro startups, que oferecem diferentes abordagens como: melhorar a interação entre os consumidores e suas marcas favoritas; novas soluções de reaproveitamento e reciclagem de materiais; a circularidade das embalagens; a busca por novos materiais multifuncionais e soluções digitais end-to-end usando blockchain.
Esse conceito foi o ponto de partida para a forma como fazemos as coisas.
Na Avery Dennison, temos uma equipe técnica dedicada que pode ajudá-lo a enfrentar esses e muitos outros desafios. Entre em contato conosco e um especialista entrará em contato com você.
Você ainda tem dúvidas?
A Avery Dennison possui uma equipe focada em atender os donos de marcas, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem ajudá-lo a escolher o material ideal para sua aplicação e processo. Se precisar, estamos à disposição, nossa equipe está pronta para assessorá-lo sem compromisso!