A forma como produzimos e consumimos está em constante evolução, impulsionada por uma crescente consciência ambiental e pela urgência de construir um futuro mais sustentável. No centro dessas discussões está a economia circular, um modelo que propõe romper com a abordagem linear de “extrair, produzir, descartar” e torná-la circular, baseada em “desenvolver, usar e reciclar”. Poucos setores sentem essa necessidade de mudança tão intensamente quanto o mercado de embalagens.
Historicamente, as embalagens foram projetadas para um ciclo de vida curto, culminando no descarte. Isso gerou um volume colossal de resíduos, esgotamento de recursos naturais e uma pegada ambiental significativa.
Dados coletados através de uma pesquisa encomendada pela Avery Dennison, apresentada no whitepaper Rótulos autoadesivos e seu papel na circularidade das embalagens, mostram que as embalagens correspondem a até 50% das emissões de GEE no início da cadeia produtiva e que 31% dos consumidores entrevistados acreditam que o investimento em embalagens sustentáveis é uma das formas de enfrentar os desafios ambientais.
Apesar dos números expressivos e dos benefícios da reciclagem, o desafio ainda é grande. Embora quase todas as marcas globais de bens de consumo tenham adotado como meta a utilização de embalagens recicláveis, reutilizáveis e/ou compostáveis até 2030, mais de 80% das empresas ainda estão abaixo das metas de resíduos e reciclagem.
A circularidade deixou de ser uma obrigação ambiental para se tornar uma ferramenta poderosa para a inovação e o crescimento.
Por que a circularidade é vital para as embalagens?
A transição para um modelo circular no setor de embalagens é fundamental por diversas razões:
- Redução de resíduos e poluição: ao invés do descarte, as embalagens são mantidas no ciclo através da sua reciclagem e reutilização, minimizando os resíduos.
- Otimização de recursos: a dependência de matérias-primas virgens diminui drasticamente, conservando recursos naturais finitos e reduzindo a pressão sobre os ecossistemas.
- Estímulo à inovação: a busca por soluções circulares impulsiona o desenvolvimento de novas soluções, ecodesign (desenvolvimento de produtos ou serviços pensado para reduzir impactos ambientais em todo o seu ciclo de vida), utilização de tecnologias (como o NFC e o RFID) e processos produtivos mais inteligentes e eficientes.
- Atendimento às demandas regulatórias e do consumidor: dados da pesquisa mostram que os consumidores estão dispostos a pagar 12% a mais por produtos cujas embalagens tenham menor impacto no meio ambiente, o que revela que eles estão, cada vez mais, atentos e conscientes, buscando marcas que assumem compromissos com a responsabilidade ambiental. Paralelamente, órgãos públicos estão implementando legislações que incentivam e, por vezes, exigem práticas circulares e de menor impacto ambiental.
Construção de valor de marca: empresas que abraçam a circularidade fortalecem sua imagem, atraem talentos e se posicionam como referências em um mercado em constante evolução.

O desafio e a oportunidade: construindo o ciclo perfeito
A implementação da economia circular no universo das embalagens exige uma colaboração sem precedentes entre todos os elos da cadeia de valor: desde o design e a escolha de materiais até a coleta, separação, reciclagem e reinserção dos materiais. Isso envolve repensar o design das embalagens para facilitar a reciclagem e o reuso, desenvolver novas infraestruturas de coleta e processamento e criar demanda por materiais reciclados.
É um caminho desafiador, mas repleto de oportunidades para as empresas inovarem, reduzirem custos a longo prazo e contribuírem ativamente para um impacto ambiental positivo. Rótulos, etiquetas e substratos, entre outras matérias-primas, têm um papel crucial nesse processo, influenciando diretamente a reciclabilidade da embalagem.
FASSON® TÉRMICO DRY 10% PIR: um exemplo de compromisso com a circularidade e colaboração
A busca por um futuro mais circular é um esforço contínuo e colaborativo. Um exemplo concreto de como essa visão se materializa no mercado de etiquetas é o lançamento do Fasson® Térmico Dry 10% PIR, uma solução autoadesiva da Avery Dennison Brasil, desenvolvida em parceria com a Polpel e a Oji Papéis Especiais, cujo frontal contém 10% de resíduos industriais provenientes de liner.
A solução representa mais do que uma novidade no mercado, ela é resultado de um trabalho colaborativo entre diferentes partes da cadeia de valor, que se uniram para transformar resíduos em uma inovação e transformar o ciclo de vida dos materiais.
Para conhecer mais sobre como o FASSON® TÉRMICO DRY 10% PIR contribui para a circularidade e quais são seus diferenciais, acesse o material completo e conheça mais sobre essa inovação.
*Consulte sobre a disponibilidade do material na sua região através do seu executivo de contas.
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