Soluções sustentáveis: em busca da circularidade

Termo cada vez mais ouvido nas salas de reunião em que se discutem caminhos para soluções sustentáveis, “Economia Circular”, de forma resumida, é um modo de produzir que prioriza a permanência na cadeia de valor dos recursos utilizados na fabricação de bens industriais, ou que permite a reinserção desses recursos no ciclo econômico quando a vida útil do produto em que estão incorporados chega ao fim. Tal pensamento opõe-se à lógica vigente desde a Revolução Industrial, baseada na Economia Linear, pela qual os recursos extraídos e empregados na produção de bens são descartados após o fim de sua vida útil.

Apesar de muito em pauta nas empresas do mais variado porte, a adoção dessa lógica circular não é uma alternativa fácil para marcas que construíram suas reputações e suas bases de clientes baseadas na mentalidade linear. As mudanças necessárias para se adotar um comportamento mais alinhado com as ideias de circularidade são muito maiores do que a imposição de novos processos produtivos – uma variável que está sob controle dos gestores. É preciso que se altere a cultura corporativa, e isso demanda esforços da liderança, ampla comunicação com os colaboradores, resiliência e muita determinação. 

Passar de uma sistemática baseada em princípios de linearidade para outra que se pauta pela circularidade também pressupõe que as empresas mudem, em muitos casos, seus próprios planos de negócio para buscar soluções sustentáveis. Isso fica muito claro em mercados como o de eletroeletrônicos, por exemplo, onde produtos que foram desenvolvidos para que se tornassem obsoletos devem, pela lógica circular, passar a durar mais, e precisam ser concebidos já pensando na separação dos materiais após o seu descarte. 

A fonte da circularidade é, portanto, o design – aqui entendido como o ato de projetar. Mas como funciona a circularidade no universo das embalagens, que em sua maioria são pensadas para cumprir um único ciclo, e cuja missão primordial é fazer com que os produtos que acondicionam cheguem íntegros às mãos de quem os utilizará, ajudando a criar uma experiência de consumo positiva?

A busca por essa resposta ainda está no início. Existem sempre diferentes rotas a seguir, e a melhor escolha dependerá das especificidades de cada situação. Nem sempre, entretanto, a opção mais óbvia é a mais adequada. Apostar em embalagens descartáveis ou retornáveis, definir qual o material com menor impacto ambiental e definir a vida de prateleira ideal para o produto (e consequentemente o grau de proteção necessário para a embalagem) são algumas das decisões de projeto que precisam levar em consideração todo o ciclo de vida do produto e das opções de soluções sustentáveis, e não apenas apoiar-se no senso comum.

Seja qual for o rumo escolhido, a Avery Dennison terá uma opção apropriada para decorar e identificar o seu produto, assegurando não apenas o bom desempenho ambiental, mas também uma ótima apresentação nos pontos de venda. 

Resultado do compromisso da Avery Dennison com a circularidade, o Programa Circular tem o objetivo de estabelecer conexões entre os geradores e os recicladores de resíduos resultantes do uso de autoadesivos, buscando soluções sustentáveis.

O trabalho consiste em recolher os resíduos de autoadesivos após a aplicação dos rótulos – uma ação que envolve brand owners, convertedores de rótulos e etiquetas e fornecedores da Avery Dennison, sob coordenação da Boomera, empresa especializada em economia circular. Um dos exemplos de soluções sustentáveis é a transformação do  material coletado em papel tissue, pela Polpel (parceira na ação) e, por sua vez, utilizado nas dependências da Avery Dennison em Vinhedo (SP).

A recuperação dos liners de papel, dificultada pela aplicação do silicone, é uma grande notícia para o setor de autoadesivos, em nível global. A revalorização das fibras celulósicas fortalece e ajuda a estruturar a cadeia de recuperação e reciclagem do liner – uma condição necessária para que se ganhe escala, como os consagrados exemplos de materiais como o alumínio e o PET demonstram.

Soluções sustentáveis e o mercado

A incorporação da dimensão das soluções sustentáveis às decisões de negócios não é modismo. Não é onda passageira. É uma atividade que, a cada dia que passa, precisará estar arraigada à cultura das empresas que desejarem ter marcas prósperas e longevas. A pressão que hoje se coloca sobre quem tem um desempenho ruim nesse quesito é só a ponta de um iceberg enorme. Enquanto a degradação ambiental não se estabilizar, a tendência é que o tema ganhe mais e mais visibilidade na mídia tradicional, com uma amplificação gigantesca proporcionada pelas redes sociais.

A responsabilidade socioambiental cada vez mais presente em empresas de diferentes portes, para que vire prática, deve arraigar-se em todos os níveis hierárquicos, permear a cultura corporativa. E isso deve refletir-se também nas escolhas de parceiros comerciais. Empresas que partilham dos mesmos valores tornam-se, nesse processo, aliadas importantes na busca por melhores práticas ambientais.

No que se refere especificamente ao desenvolvimento de embalagens, é fundamental olhar para os impactos ao longo de toda a cadeia produtiva, pois há oportunidades de minimização em diferentes pontos, com estratégias diversas e muitas vezes complementares de soluções sustentáveis. Nem sempre a melhor escolha, do ponto de vista da sustentabilidade, é a mais óbvia. Por isso, envolver fornecedores e demais stakeholders desde o início dos projetos pode ser uma estratégia sábia.

A Avery Dennison coloca todo o conhecimento técnico de sua equipe com atuação global à disposição das marcas para unir esforços em busca de embalagens cada vez mais sustentáveis.

Ficou interessado? Quer ter acesso ao conteúdo completo? Clique aqui e preencha seus dados.

Ainda tem dúvidas?

A Avery Dennison possui uma equipe focada no atendimento a Brand-Owners, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem auxiliar na escolha de um material ideal à sua aplicação e processo. Se precisar, estamos à disposição, nossa equipe está pronta para oferecer uma assessoria sem compromisso!

INSCRIÇÃO