Adesivos e suas tecnologias por trás da estrutura autoadesiva

Os adesivos são estruturas primordiais nas especificações de rótulos e etiquetas autoadesivas, uma vez que serão os responsáveis pela principal função do produto: a adesividade e conexão com a superfície.

Essas estruturas que compõem os adesivos, por mais simples que pareçam, também possuem diferentes formulações , gramaturas, tecnologias de aplicação e influenciam completamente o desempenho do rótulo ou etiqueta dependendo da superfície sobre a qual será aplicado e das condições em que o produto será exposto ao longo do tempo. 

Uma superfície difícil pode demandar adesivos com maior força de adesão ou maior gramatura, para atingir a performance desejada. Um rótulo para um alimento congelado, por exemplo, requer um adesivo que seja mais resistente e que suporte uma baixa temperatura. 

Algumas etiquetas, como as de produtos eletrônicos, devem permanecer fixas à superfície durante toda sua vida útil, pois trazem informações que não podem ser perdidas, como sua voltagem e informações de manuseio. Por outro lado, as etiquetas de eficiência energética (INMetro) que acompanham as geladeiras nos pontos de venda, com informações de eficiência do produto, devem ser removidas sem deixar resíduo no equipamento.

Funcionalidades das etiquetas autoadesivas

Podemos classificar os autoadesivos em três principais funcionalidades: permanentes, removíveis e especiais. No exemplo da geladeira, os adesivos devem ser do tipo removível, já que a etiqueta deve ser removida sem danificar-se e sem deixar vestígios de adesivo no substrato. No caso dos produtos eletrônicos, o adesivo deve ser permanente, ou seja, a etiqueta deverá manter-se aderida no produto durante toda sua vida útil, não podendo ser removida sem que haja a danificação do autoadesivo. Por fim, existem também adesivos com tecnologias especiais, dentre eles: os resseláveis (como os utilizados em lenços umedecidos), os resistentes à produtos químicos, os reposicionáveis, entre outros. 

Cada tipo de aplicação requer também uma propriedade diferente, seja ela o tack, que é a força de contato inicial  com o substrato; a adesividade, referente à força necessária para remover o rótulo após 24h da aplicação; o release, força necessária para que o rótulo se solte do liner durante o processo de rotulagem, e a força de resistência quando submetido à tração.

Principais tipos de adesivos

Basicamente, os adesivos possuem dois tipos de composição:

  • Base Borracha: Os adesivos de base borracha geralmente possuem um maior tack inicial e uma alta adesão ao substrato, porém são altamente afetados pela oxidação do ambiente e pela incidência de luz ultra-violeta.  Além disso, não são indicados para altas temperaturas uma vez que se tornam mais fluidos, causando problemas no processo de aplicação/rotulagem. 
  • Base Acrílica: Por outro lado, os adesivos de base acrílica possuem uma gama de diferentes formulações. Comparando-se com uma mesma gramatura de base borracha, esse tipo de adesivo costuma ter um tack menor e possibilita o reposicionamento do autoadesivo por um período após a aplicação, já que leva mais tempo para atingir um alto nível de adesividade. Por possuírem uma boa estabilidade dimensional são muito utilizados para etiquetas de longa duração.

 

Os adesivos são classificados em três principais tecnologias:

  • Hotmelt: Os adesivos envolvidos por esta tecnologia, apresentam características de fusão à baixas temperaturas durante o processo de laminação do produto autoadesivo. Geralmente, os adesivos de base borracha são aplicados através desta tecnologia.
  • Emulsão (base água): São adesivos emulsificados em meio aquoso. Grande parte dos adesivos que se enquadram nesta tecnologia são polímeros acrílicos, podendo apresentar funcionalidades permanentes e removíveis.
  • Base Solvente: São adesivos feitos através de polímeros dissolvidos em solvente. Esses adesivos são tonificados no quesito adesividade, além de apresentarem maior resistência à produtos químicos, à exposição UV e à altas temperaturas. Esses adesivos são bastante utilizados no segmento de etiquetas duráveis, onde o ambiente exige da etiqueta uma maior resistência à condições adversas. 

Ainda tem dúvidas? 

A Avery Dennison possui uma equipe focada no atendimento a Brand-Owners, oferecendo informações, treinamentos técnicos e soluções que podem auxiliar na escolha de um material ideal à sua aplicação e processo. Se precisar, estamos à disposição, nossa equipe está pronta para oferecer uma assessoria sem compromisso!

INSCRIÇÃO