Em um segmento altamente competitivo como o de bebidas, o rótulo mostra-se mais eficaz para criar diferenciação nas gôndolas e impulsionar as vendas.
A força dos rótulos é elemento fundamental do processo de decisão de compra, principalmente quando estamos falando de bebidas alcoólicas.
Nos últimos anos, o mercado mudou muito, por inúmeros fatores. E o reflexo disso é uma disputa mais complexa nos pontos de venda.
O público consumidor, antes predominantemente masculino, hoje incorpora cada vez mais mulheres, trazendo novas necessidades de comunicação e de posicionamento a este universo. Também houve um rejuvenescimento no perfil de quem bebe, comandado por ações habilidosas dos fabricantes para renovar suas bases de clientes, atraindo os jovens para categorias antes restritas a grupos mais maduros.
A presença dos produtos importados tornou-se corriqueira, trazendo aos fabricantes locais o desafio de enfrentar, ombro a ombro, marcas consagradas, às vezes, há séculos. As barreiras de entrada também diminuíram, fazendo com que essas marcas ainda ganhassem a companhia de inúmeros competidores de diferentes portes – que, mesmo que com volumes pequenos e foco em nichos específicos, beliscam fatias bastante expressivas quando vistas no contexto mais amplo.
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